Asana: corpo, mente e respiração conscientes

Dolce Yoga

Michelle Duarte

O que é asana? Pela tradução é “postura”. Significa estar, ser, sentar, estabelecer-se em uma posição específica.

Foto de Elina Fairytale no Pexels

Dentro da prática física do yoga, executamos vários asanas. A mente deve estar alerta, e ao mesmo tempo, o corpo num estado de conforto; não no sentindo de ser “gostosinho”, mas com firmeza, de forma que é possível permanecer sem incomodo, sem dor, como algo gentil, moderado e virtuoso; nos concentramos no corpo, na mente e na respiração, sendo esta última o elo que integra o corpo com a mente.

Quando observamos um praticante fazendo as posturas, não enxergamos o que acontece no seu interno: como a respiração é sentida e como ela está coordenada com os movimentos, como a pessoa se sente em determinada postura, quais os insights que aparecem ao perceber o corpo em um formato diferente.

A respiração expressa o nosso estado emocional. Quando estamos ansiosos a respiração se torna acelerada. Se estamos com dor ela parece difícil. Se nos distraímos perdemos o controle da respiração. Quando nos sentimos tristes a respiração se torna curta, reprimida. Ao modificar a respiração temos inclusive a capacidade de alterar o nosso estado mental. Quando nos tornamos conscientes da nossa respiração e unificamos ela ao corpo, nos tornamos mais presente e em estado de yoga, dessa maneira temos condições de ir em busca de mudanças de hábitos, transformar nosso comportamento e condicionamentos.

Ao executarmos um asana, a mente deve seguir atentamente a união entre respiração e movimento, quando fazemos isso não estamos mais em modo automático e sim num processo consciente onde a velocidade dos movimentos estão em sincronia com a respiração e estamos completamente envolvidos em nossas ações, em estado meditativo, algo que pode ser alcançado em todas as atividades do nosso dia a dia.

Imagem de yogabelloso por Pixabay

Na expiração natural, as costelas recuam enquanto o diafragma sobe e o ventre se recolhe em direção da coluna. Ao fazer movimentos de flexão à frente, soltamos o ar e dessa forma, com o ventre vindo para dentro e na direção da coluna, temos mais espaço para alongar o tronco à frente. Ao contrário, quando fazemos um movimento de extensão da coluna, curvando-a para trás, na inspiração, as costelas se movem elevando o peito e o movimento se torna mais fácil e efetivo. Quando inspiramos expandimos, e quando expiramos, contraímos o corpo. Seguindo essa regra, saberemos como devemos ligar a respiração aos movimentos da nossa prática de asanas. Nas torções a combinação de inspiração e expiração no início do movimento vai fazer com que o espaço entre as vertebras promova a rotação da coluna com mais facilidade. O diafragma se eleva ao inspirar e o espaço entre as vertebras aumenta, permitindo a rotação soltando o ar.

A prática deve ser sem esforço e sem tensão onde a respiração também irá sinalizar a qualidade do nosso asana; se não podemos manter a constância e serenidade da respiração, é porque formos além dos nossos limites e então devemos parar, muitas vezes dar um passo para trás e as vezes precisamos de pausa entre uma postura e outra.

Yoga é uma prática individual de auto-observação, sem julgamentos, onde não se está criando algo para que os outros vejam. Quando praticamos os asanas, observamos o que fazemos e como fazemos. Sem integração de corpo, mente e respiração, mesmo que você seja muito flexível, não estará fazendo um asana. O praticante é observador e objeto de observação ao mesmo tempo. Se não estivermos atentos às nossas ações e a nossa prática, estaremos fazendo qualquer outra coisa, menos Yoga.

Boas práticas! Namastê.

Michelle Duarte é professora de Hatha Yoga e Meditação, empreendedora e mãe. Formada em design gráfico, encontrou no Yoga seu verdadeiro propósito de vida: levar autoconhecimento, bem-estar e realização ao maior número de pessoas.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta