Yoga e o ciclo feminino

Dolce Yoga

Michelle Duarte

A prática de asanas no período menstrual

Este artigo é minha homenagem às mulheres neste mês dedicado a elas. Trato da prática de Yoga durante seu ciclo menstrual.

Da mesma forma como a lua cresce, fica cheia e mingua, o mesmo acontece com o corpo das mulheres. Não coincidentemente o ciclo feminino caminha junto com os ciclos lunares.

Os desconfortos, sintomas indesejados de irritabilidade, cólica, dor de cabeça e entre outros em decorrência das mudanças hormonais e a exigência da sociedade para que a mulher continue produzindo, cuidando da casa e dos filhos nesse período faz com que muitas criem aversão sobre o próprio ciclo natural de seu corpo.

A vida da mulher moderna não dá a devida importância a esse período e algumas até acabam optando pelo uso de métodos anticoncepcionais contínuos que, além de prevenirem a gravidez, inibem que a menstruação aconteça.

Embora hoje algumas mulheres não queiram menstruar para evitar tais desconfortos e não ter que fazer essa pausa durante sua rotina, a menstruação já fora considerada sagrada em algumas civilizações antigas, vista como um momento de recolhimento, de pausa, onde de fato, a mulher se sente mais cansada e realmente deveria se resguardar.

A menstruação é um período de limpeza do corpo, e se considerarmos o princípio de que tudo que ocorre no corpo, ocorre na mente e vice-versa, poderíamos dizer que tanto o corpo quanto a mente estão se renovando e a mulher precisa se dar condições para que esse processo aconteça em paz e de forma natural.

Sempre tenho o cuidado de alertar as minhas alunas sobre a prática de Yoga no período menstrual, porque nem todos os asanas devem ser praticados; desde o início até a última gota; do primeiro ao último dia desse ciclo de eliminações é necessária uma prática mais passiva, leve e restaurativa com muitas posturas de flexão a frente que ajudam a acalmar, relaxar, massageando o útero e facilitando esse processo de excreção.

Gosto preferencialmente desta prática com o suporte de bolster (um almofadão), cadeira, blocos, cinto (materiais de yoga que chamamos de props). Eles auxiliam na permanência e execução dos asanas. As posturas, quando adequadas para o ciclo da mulher, contribuem para que o fluxo da menstruação fique em equilíbrio e as mulheres praticantes poderão se beneficiar quando alcançarem o período de climatério e menopausa, reduzindo os sintomas desse momento também.

A prática regular e sem restrições, porém, nesse ciclo pode trazer distúrbios hormonais e outros problemas a longo prazo. Especialmente as posturas invertidas, ainda que tenham efeito desintoxicantes, elas invertem o ciclo energético do corpo que rege ao processo de eliminações. Chamado de Apana vayo, é uma corrente descendente de energia, correspondente a região do baixo abdome, que se move para baixo na exalação, garantindo que o corpo elimine o que não precisamos mais.

Por essa razão, se o corpo está num processo expurgo ao ficar de cabeça para baixo, executar posturas que elevem o assoalho pélvico ou mesmo manter-se com as pernas elevadas por muito tempo no período menstrual, pode dificultar a atuação dessa energia eliminatória trazendo um fluxo antinatural ou até mesmo interrompê-lo.

O Yoga nos ensina a lidar melhor com as mudanças e a aceitá-las como um movimento natural nos aspectos físico, emocional e material. Nos faz mais presentes em nosso corpo de modo a sabermos identificar quando as variações decorrentes da fase pré-menstrual aparecem, e dessa forma saber como agir, como se alimentar, como se resguardar com mais autocuidado, mais carinho nesse momento delicado lembrando também que ele é transitório.

Boas práticas. Namastê.

Michelle Duarte é professora de Hatha Yoga e Meditação, empreendedora e mãe. Formada em design gráfico, encontrou no Yoga seu verdadeiro propósito de vida: levar autoconhecimento, bem-estar e realização ao maior número de pessoas.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta