Principais desafios enfrentados por microempreendedoras em papelaria personalizada

Marketing & Mercado

Oferecimento 

Para tornar sua marca requisitada, e bem colocada no mercado, microempreendedoras em Papelaria Personalizada possuem alguns desafios para vencer

Sendo, em sua maioria: mães, esposas e também “donas de casa”, as microempreendedoras em Papelaria Personalizada possuem uma série de desafios a serem superados dentro de seus negócios. Empreender nesse ramo, é algo que requer muita dedicação e persistência para se consolidar no mercado como uma marca de fato, pois embora seja uma área apaixonante, não é uma tarefa tão simples quanto muitas vezes parece.  Além das dificuldades naturais de quem inicia em algum negócio, empreendedoras nesse ramo costumam lidar com alguns contratempos específicos, que precisam ser vencidos para melhorar o desempenho de seus empreendimentos e garantir assim o seu sucesso. Abaixo, serão apresentados alguns dos maiores desafios de uma empreendedora em Papelaria Personalizada.

Imagem em PxHere

CONCILIAR VIDA PESSOAL E TRABALHO

Nesse mercado, as empreendedoras lidam constantemente com o desafio da conciliação entre a sua vida pessoal e a profissional. Muitas delas, por trabalharem em suas próprias casas, não conseguem separar os horários comerciais dos horários que deveriam ser livres, por exemplo. Por esse motivo, muitas delas se sentem sobrecarregadas e não conseguem ter um tempo para si. Contudo, com organização, tudo tende a funcionar melhor. Logo, para vencer esses desafios, é de suma importância que algumas coisas sejam definidas: ter um horário definido para começar e para terminar as confecções, a prospecção de clientes e os atendimentos. Outras coisas importantes para se definir são: a quantidade de horas de trabalho que serão feitas por semana e a distribuição delas entre os dias da semana, as folgas e os momentos de pausas do trabalho.

CONSOLIDAR SEU NEGÓCIO COMO UMA EMPRESA, NÃO COMO APENAS HOBBIE

Quando alguém exerce algum tipo de trabalho mais artístico, flexível e aparentemente informal, muitos têm dificuldade de enxergar o trabalho dessa pessoa com o devido profissionalismo, não é mesmo?

Com a Papelaria Personalizada não é diferente, por se tratar de um ramo artesanal e bastante criativo, é bem complicado para algumas pessoas encararem isso como algo além de um Hobbie das empreendedoras, por isso muitos questionam os preços cobrados por elas. Mas é necessário ter a consciência que a papelaria personalizada é um mercado, como tantos outros, que também requer esforços dignos de valorização.

As empreendedoras dele merecem receber não só pelo custo dos materiais que utilizaram para confeccionar o produto, mas pelo custo do trabalho que tiveram com a mão de obra também.

Imagem por rawpixel.com from PxHere

SEPARAR A RENDA DA PAPELARIA DA RENDA PESSOAL

Outro desafio super comum delas é: separar, dentro do faturamento, quanto daquele valor pertence à papelaria e quanto dele pertence a ela. Pode parecer algo confuso, mas na prática funciona assim: o faturamento do negócio é o valor que ele tem em caixa, que precisa comportar todos os encargos e despesas além do lucro pessoal. Como por exemplo: bancar os materiais que são necessários para as confecções (como papéis, wire-o, bopp, papel fotográfico, entre outros), os novos equipamentos, os custos com embalagens, a divulgação, bem como os demais custos que o negócio precisar que podem variar de negócio para negócio. Portanto, um dos maiores desafios delas é ter essa percepção do que de fato se diz respeito à renda pessoal e o que não. Por esse motivo, é ideal criar uma conta bancária exclusiva para a empresa, para evitar a confusão dos valores.

SEPARAR AMIZADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Além de todos os desafios citados acima, existe um desafio ainda maior: conseguir separar a amizade da prestação de serviços. Como cobrar um valor justo pelo seu produto personalizado e pelo seu trabalho, quando os clientes são também amigos? Muitas empreendedoras se deparam constantemente com este questionamento, e por esse motivo, acabam cobrando apenas pelo custo de seus materiais, esquecendo-se de que houve um grande trabalho além disso. Se já há o desafio de ter seu trabalho visto como empresa, quanto mais conseguir separar a figura do cliente da figura do amigo. Porém, quanto mais profissional a marca demonstrar ser, mais respeitados serão os seus preços, inclusive entre amigos.

Portanto, para superar estes desafios, é importante que cada detalhe da marca seja tratado com muito profissionalismo, evitando os mais comuns   comportamentos amadores no ramo, para que seja possível fazer com que o serviço se torne uma marca consolidada na Papelaria Personalizada, que estará em constante crescimento no mercado.

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta