Como flexibilizar o uso das máscaras das crianças com segurança

As crianças menores só conhecem o mundo após o início da pandemia e a flexibilização do uso de máscaras pode gerar muitas dúvidas

Alguns estados do Brasil já anunciaram que crianças não serão mais obrigadas a utilizar máscaras de proteção contra a Covid 19 nas escolas e em outros locais fechados. O uso do equipamento de proteção ficará a critério dos pais ou responsáveis dos menores. Em São Paulo, o uso das máscaras de proteção deixou de ser obrigatório em locais abertos desde o dia 9 de março e no última quinta-feira, dia 17, o governador de São Paulo, João Dória, liberou o uso de máscaras em locais fechados, exceto em espaços de saúde e transporte coletivo.

Alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora da adaptação das crianças nesse período. É importante ressaltar que a pandemia não está controlada no mundo e que, a qualquer momento, se outras variantes surgirem, essas medidas podem inclusive ser retomadas. Por isso é muito importante que os adultos abram o diálogo com as crianças. Se colocar disponível e esclarecer as dúvidas que podem surgir é fundamental. “Algumas crianças nasceram durante a pandemia e a única realidade de convivência social que elas tiveram até agora foi utilizando máscaras. Corremos o risco de que em algumas situações elas não reconheçam até mesmo o seu tutor na escola, já que há muito tempo ela só o via de máscara. Por isso, muito cuidado e diálogo nesse momento é fundamental para que tudo seja esclarecido da melhor maneira e que as dúvidas que possam surgir sejam explicadas às crianças” alerta Ana Paula Yazbek, Diretora Pedagógica do espaço ekoa e especialista em educação infantil.

Além da readaptação ao convívio social sem o uso das máscaras, é importante os cuidados com a higiene sejam reforçados. Todos os cuidados adquiridos durante o período da pandemia foram essenciais não só para evitar o contágio da Covid 19, mas também de outras doenças infectocontagiosas, como as viroses respiratórias, doença muito comum no outono que se aproxima.

O espaço ekoa é uma escola que atende crianças entre 4 meses e séries iniciais do Ensino Fundamental, é reconhecido como uma escola inovadora e referência na educação infantil. O espaço físico é parte integrante do projeto pedagógico da escola e é um importante diferencial. As atividades são realizadas prioritariamente ao ar livre e as crianças podem se apropriar de todos os ambientes com segurança e responsabilidade. As turmas são multietárias e não existem salas de aulas definidas, o que estimula a cooperação entre as crianças e contribui para que elas construam relações que podem durar a vida inteira. 

O espaço ekoa fica na rua Rua Antonio Mariani, n° 58, Butantã e está aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.

Colaboração da pauta: 

Mosaike

Jamila Araujo
+55 11 2589 0805
+55 11 98279-2476
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta