O que não se deve fazer em uma cerimônia de casamento

Se você foi convidado ou convidada para um casamento, e não sendo membro da família de nenhum dos noivos, saiba que este gesto é um sinal de que eles te consideram muito!

Você pode até achar um saco ter que ir (quando não se trata de amigos íntimos ou família) por várias razões: não gosta deste tipo de evento, não tem o que usar, não sabe o que dar de presente etc. Mas lembre-se de que sua presença entrou em um cálculo de custos destes noivos e, você indo ou não, eles pagarão a reserva que fez para você.

Portanto, seja elegante e tenha orgulho deste convite, aceitando-o com alegria e se planeje para atendê-lo.

E, mesmo que você já tenha ido a diversos outros casamentos, há sempre algumas coisas que devemos tomar cuidado para não fazer. Não chame a atenção com gafes. Aquele dia não é o seu! Tenha em mente: aquele dia é o da noiva! Não estrague a festa com alguma atitude ou gesto negativo ou deselegante.

Mas, vamos ao que interessa. Prepare-se para a cerimônia e lembre-se de evitar (dê o seu melhor!) fazer qualquer uma dessas coisas a seguir:

Levar acompanhante apenas se estiver explicito no convite

Não invente. Se o convite indica “Sr. e Sra.”, está restrito ao casal. Se vier “…e família”, o convite é para todos que vivem na mesma residência! Não vá levar seus primos que vieram passar o final de semana com você.

Se tem só o seu nome, não discuta. Nem namorado ou namorada pode levar. E se você está mesmo sozinho ou sozinha, pode ser que a sua cara metade esteja lá! Quantas histórias já não ouvimos de casais felizes que se conheceram em uma cerimônia de casamento?

Chegue mais cedo; nem em cima da hora e jamais depois da cerimônia ter começado!

Nada mais brega do que chegar atrasado em qualquer ocasião. Ainda mais em um casamento!

A ideia da cerimonia é ter pessoas presentes assistindo, testemunhando e se emocionando com o evento. É o que os noivos e suas famílias esperam! Não há sentido em convidar pessoas para uma cerimônia para elas chegarem depois do que já aconteceu!

Por isso, preste atenção e certifique-se de que, haja o que houver, você não chegará atrasado. Combine direito com quem vai; se irá de carona ou levará alguém, combine locais de fácil acesso e consulte o local antes. Com as facilidades da Internet, suas desculpas não valem mais muita coisa.

Ah! Não pule a cerimônia religiosa para ir direto à festa, por favor! Estamos lidando com gente adulta e centrada, certo? Não importa se você não tem paciência para os rituais do casamento. Sua presença ali é aguardada – lembre-se: você recebeu um convite! E mesmo tentar usar uma desculpa alegando que sua religião é diferente, não deixe chegar até aí. Afinal, você não vai lá para comungar uma mesma fé. Você está lá como alguém, cujos noivos possuem consideração e carinho e, espera que você prestigie.

Bom, se você é padrinho ou madrinha, esteja no lugar uma hora antes! Atraso, neste casos, é imperdoável!

Não use branco

Apenas e somente se a noiva permitir que você possa ir de branco ou se for um daqueles eventos “White Wedding”, no qual todos vão de branco, jamais vá usando branco ou cores próximas. Siga as orientações sobre qual traje você deve usar.

A noiva é quem deve estar em destaque. Nunca é demais lembrar disso.

Celular em modo silencioso durante toda a cerimônia

Sim, no silencioso mesmo! Quase desligado. Não é modo vibrador, pois mesmo assim, em um ambiente de momentos silenciosos, como em uma igreja, o barulho ao vibrar é notado. Você não vai querer ver ninguém olhando de um lado para o outro procurando, com olhares reprovadores, quem é o mal-educado. Além do que, imagina, essa gafe pode ser registrada em vídeo e ficará para a posteridade, virando história em todo lugar! Imaginou a cena?

Não fique no celular durante a cerimônia

Bom, se o item anterior é um “deal-breaker”, navegar pela Internet então, nem se fala! Esqueça checar WhatsApp, e-mails, redes sociais ou qualquer outra coisa durante a cerimônia. Você está ali para prestigiar uma celebração de casamento! Se não faz ideia do que é, consulte pessoas para descobrir o tamanho do significado disso para os noivos e seus familiares, para se ter uma ideia de que, se distrair com outras coisas, é um atestado de afronta e desrespeito a todos.

Simplesmente não há desculpas. Se há algo urgente que espera, vá ao banheiro ou bem longe de qualquer um para olhar o celular.

Não poste fotos da noiva antes da cerimônia começar

Mesmo que a noiva possa ter liberado, não é de bom grado postar fotos dela ou de momentos antes da cerimônia. O deselegante e sem a menor noção de senso, será você. Aguarde o momento da festa e ainda assim, após o brinde dos noivos.

Presentes não são entregues na festa

Qualquer pessoas normal ama ganhar presente, não importa o que seja. O casal irá gostar, claro. Mas aquilo só interessa a você e aos noivos. Ninguém mais precisa saber, ali na hora, o que você presenteou. Apenas irá gerar fofocas e burburinhos, porque ninguém se aguenta! Além do mais, você vai acabar gerando um transtorno aos noivos por ter de levar o presente depois ou ter que pedir para alguém fazê-lo.

Envie o presente para a casa deles ou, aguarde quando eles estiverem recebendo visitas após as núpcias, para levar pessoalmente.

Maneire na bebida

A festa é um momento de alegria e de relaxamento, claro, e por isso aproveite e tome o champagne, aquele uísque, vinho ou a cervejinha básica. Mas, não exagere. Mesmo na presença de amigos, o evento não é a sua noite com os amigos ou amigas para um pileque.

Mantenha a linha e faça de tudo para não dar vexame. Você já presenciou um, não? Então sabe como é. Não é legal ser a chacota da vez ou pior: por conta da bebedeira, provocar confusão e gerar mal-estar geral.

Além do quê, pense: álcool em excesso nos faz perder toda a noção e com ela vai-se a elegância também. Você chega à festa de casamento toda linda e maquiada e acaba indo embora toda descabelada e descalça. Mantenha a linha, sempre.

Não leve (roube) detalhes da festa para casa como souvenir

Arranjos ou enfeites da mesa, porta-guardanapos, mesa de docinhos e os próprios docinhos do casamento. Eles não estão lá para que você os leve para casa. Além de ser um desrespeito com os noivos, eles, certamente, serão chamados para arcar com o prejuízo dos itens que foram saqueados.

Evite gestos deselegantes

Se sua presença for notada, que seja pela elegância e discrição. Não seja bonachão e evite gritaria com amigas. Apontar para pessoas ou coisas, falar alto ou gesticular de forma exagerada, entre outras coisas abomináveis como bocejar, coçar, cutucar e se espreguiçar, então, nem se fale! Lembre-se: você está em um ambiente constantemente filmado e fotografado.

Ah! Lembrando: quando um fotógrafo ou filmagem vier, aja naturalmente. Nada de caretas, mostrar língua, dedos, urros ou imitações grotescas. Vou lembrar novamente: é um casamento, não um circo ou um show sertanejo!

Veja, não se trata de passar o evento todo feito uma múmia, contribuindo para um ambiente tedioso. Não! É possível se divertir, e muito, de forma elegante e responsável. Busque exemplos entre os adultos e você não fará feio.

Deixe os fotógrafos e os demais profissionais do evento trabalhar

É muito comum, hoje em dia, planejar os casamentos com temas e detalhes, incluindo diversas coreografias, das quais os noivos querem um registro para suas memórias. E, se você não foi chamado para algum papel neste enredo, não fique na frente dos profissionais que estão registrando com fotografias e vídeos. Não dê uma de curiosa para saber o que estão fazendo.

O registro do evento é deles. Caso queira uma foto com o casal, procure-os e peça com discrição e aguarde ser chamado para a foto.

A celebração de um casamento pode ser feita de diversas maneiras e envolve inúmeros rituais, religiosos, sociais e familiares. É algo cujo significado serve somente aos noivos e às suas famílias, pois se trata de um rito de passagem em que todos eles, de alguma forma, são afetados.

Nós, eu e você, quando convidados, somos a plateia querida escolhida a dedo por eles para testemunhar e prestigiar o momento. Isso também tem um significado profundo do qual podemos, sem dúvida, se orgulhar.

Não vamos usar esse evento para que eles passem a ter uma outra opinião sobre nós, não é?

Divirta-se em seu próximo casamento em que for convidado e celebre uma das manifestações culturais mais atávicas que temos na civilização.

Marlene Vargas Mairena Lutfi

Há 30 anos surgia o Recanto Santa Rita, local idealizado pela proprietária e diretora executiva Marlene Vargas Mairena Lutfi, que através de muito trabalho e dedicação, fez de seu sonho a realidade de muitos casais. Hoje o Recanto é referência no mercado de eventos para casamentos. Privilegiado por sua localização, atende os mais diversos e exigentes públicos, da grande São Paulo e litoral paulista, realizando casamentos, bodas, festas de aniversário e eventos corporativos. Cada evento recebe uma identidade diferente para que cada momento seja único. Com magia, profissionalismo, excelência e sofisticação o Recanto traz tranquilidade, requinte e segurança para quem opta em casar-se no campo, com infraestrutura que se adequa a qualquer clima, podendo acontecer em dias de sol ou com chuva, com três opções de altar. Seja sobre o deck da represa, no altar da piscina atravessando a passarela de cristal ou sob a cúpula. O Recanto faz os sonhos dos casais se concretizar atendendo com uma equipe altamente treinada e especializada. Tudo acompanhado de cardápios personalizados, assinado por chefs renomados e uma decoração impecável que nos faz transportar para um cenário de cinema.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta