A prática de Yoga na sua rotina

Dolce Yoga

Michelle Duarte

Há um tempo eu conversava com uma aluna e também amiga, que questionava se para ser uma Yogini ela deveria fazer prática de asanas todos os dias. Eu respondi que, se ela sentisse vontade de praticar, que sim, mas que ela poderia, em determinados dias apenas meditar, fazer exercícios respiratórios ou ler um dos textos sobre a filosofia.

Já temos tantas cobranças na nossa vida atual. O Yoga não precisa ser mais uma. Estender diariamente o tapete e praticar por uma hora não é o que vai determinar se você é Yogue ou não. Se partirmos do principio onde Yoga significa libertação, a palavra “dever”, ou seja, fazer algo por obrigação e não por vontade, para mim deixa de ser Yoga.

É claro que você pode praticar asanas todos os dias. Aliás, se você puder separar sempre o mesmo horário e local para isso, será extremamente virtuoso, mas se é algo que vai te trazer ansiedade e gerar uma tensão, sensação de fracasso por não conseguir cumprir com o seu planejado, algo está errado.

Evidentemente que isso não deve se tornar uma desculpa diária. A mente também as vezes nos sabota. Ao contrário, a prática é como um compromisso que temos com nós mesmos, mas nem sempre isso quer dizer que o seu Sadhana, pratica de asanas, deve ser de uma hora e de pratica rigorosa. É possível ficar no tapete por 15, 20 ou 30 minutos, fazer apenas duas ou três posturas no tempo que você tiver disponível para isso e de forma alguma, é o que vai sinalizar se você é mais ou menos Yogue. A prática pode ser sim simples, restaurativa, curta.

Antes de ir para o tapetinho, a gente deve se observar e perceber como estamos no dia para sentir qual tipo de prática estamos aptos a fazer. Determinar um horário e lugar para o Sadhana diariamente, mesmo que eventualmente você precise se readaptar. Reduzir o seu tempo de prática ou ainda que você precise trocar o seu horário de leitura ou o que quer que você tenha se proposto a fazer, vai ajudar a incorporar esse seu momento na sua rotina, mas lembre-se: não existe o ideal e sim o que é possível para você dentro das suas necessidades.

Yoga é muito mais do que uma prática física, é um mindset, é autoestudo. É, antes de mais nada, se conhecer. Saber como seu corpo e a sua mente funcionam e perceber o que é apropriado para você a cada momento. É como você se comporta com os outros e com você mesmo, são as suas escolhas diárias, é ir além e descobrir quem você é e onde você está.

Namastê.

Se você está gostando desses artigos e sentiu vontade de experimentar uma aula de Yoga, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou Instagram. Eu te convido a participar de uma de minhas aulas.

Foto de Tim Samuel no Pexels

Michelle Duarte é professora de Hatha Yoga e Meditação, empreendedora e mãe. Formada em design gráfico, encontrou no Yoga seu verdadeiro propósito de vida: levar autoconhecimento, bem-estar e realização ao maior número de pessoas.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta