
Dolce in Design
Paulo Di Mello
Hoje em dia, como itens de decoração, as plantas deixaram de ocupar somente o ambiente externo de uma casa, mesmo porque, com o aumento da população nas grandes cidades, os empreendimentos imobiliários restringiram os espaços deixando os cada vez menores, e dificilmente conseguimos ver casas com jardins. Não seja por este motivo, elas continuam a existir em nossas vidas, dando um toque de beleza e natureza em sua decoração.
Ainda encontramos algumas casas em que as plantas fazem parte de pergolados e espaços gourmet, mas em sua grande maioria elas hoje estão em paredes como jardins suspensos, varandas e entre outros espaços nos quais se deseja inseri-las, para compor a decoração em alguns ambientes que queremos criar, assim como os objetos que escolhemos para ele.



É preciso levar em consideração tempo e dedicação para cuidar delas, pois de nada adianta colocar uma planta na decoração para ser admirada se não podemos dedicar apenas alguns minutos a cuidar deste ser vivo.
Quando falamos em áreas externas como gazebos, jardins, pergolados ou até áreas externas ao redor de piscinas, podemos contar com ajuda de profissionais de paisagismo, que além de feeling possuem também um profundo conhecimento de quais plantas você pode colocar em sombra, sol, meia sombra. Isso sem falar no conhecimento técnico sobre seu crescimento, adubação etc.



No caso de apartamentos, nós precisamos ver qual ambiente ela irá fazer da composição da decoração para que ela esteja sempre bonita e de fácil manutenção. As lanças de São Jorge são muito utilizadas por terem fácil adaptação a ambientes internos. Da mesma forma como as suculentas, que tem diversos formatos e tamanhos, que deixadas em espaços muito iluminados podem também desenvolver flores.
Algumas espécies grandes como o Fícus, Palmeira Leque, Pacová entre outras ficam muito bem em salas, varandas e ambientes bem iluminados.



As flores também são uma opção para quem quer ter um pouco de natureza dentro de casa, pois além de compor a decoração de um ambiente, elas podem ser usadas também para ambientação de mesas para diversas ocasiões. E podemos renovarmos seus aspectos frequentemente refazendo–as em vasos.
As orquídeas são hoje as mais utilizadas por não exigirem tanta dedicação, mas quando são bem cuidadas, podem recompensar com floradas mais frequentes e duradouras.



Existem várias floriculturas especializadas em fazer reposição de arranjos semanalmente ou quinzenalmente conforme a necessidade de cada cliente.
Então? Não é tão difícil assim ter uma planta em casa. Basta ter alguns minutos por semana para observar e fazer sua conexão com a natureza, além de fazer parte de sua decoração e torná-lo mais admirável.
Até a próxima!
Imagens cedidas por Paulo Di Mello
Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.
Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.
Conheça seus perfis:
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade









Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Comentários
É maravilhoso ver como as plantas têm encontrado seu espaço na decoração de interiores nos dias de hoje. Mesmo com a diminuição dos espaços externos devido ao crescimento das cidades, elas continuam a desempenhar um papel importante em nossas vidas, trazendo beleza e um toque de natureza para nossos lares. Os jardins suspensos, varandas e outros espaços internos são agora os locais preferidos para inserir plantas e criar ambientes harmoniosos. Essa tendência nos permite trazer a natureza para dentro de casa, proporcionando uma sensação de calma e bem-estar. Combinadas com objetos decorativos cuidadosamente escolhidos, as plantas adicionam vida e personalidade aos ambientes. É maravilhoso ver como a decoração se torna mais verde e conectada com a natureza.