Ambientação da sala de aula

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Profa. Luciana Genaro

Iniciar o ano escolar é sempre um momento de expectativas para equipe pedagógica e alunos. Para muitos, significa a primeira vez em um novo espaço.

Receber nossos pequenos em um ambiente acolhedor faz parte do planejamento anual, não só das propostas de socialização e sondagens, mas também do espaço físico que irá recebê-los para um ano de muito aprendizado.

Espaço é a dimensão física, uma extensão com limites. Já o ambiente abrange tudo que está dentro do espaço e provoca sensações.

A ambientação do espaço físico da sala de aula é orientado dentro de uma proposta de liderança, na qual os alunos são protagonistas dessa construção. Delegar essa tarefa a eles é desafiador, uma vez que estamos habituados, enquanto educadores, a escolher o tema, o local em que cada painel ficará, assim como as propostas que ficarão expostas.

Nas últimas semanas de aula, convidamos a turma para que escrevessem bilhetinhos, contando aos amigos que chegariam no próximo ano, como foi a experiência nesse ciclo, com dicas e mensagens de boas-vindas, além de desenhos e frases motivacionais.  No primeiro dia de aula, distribuímos essas mensagens pelas paredes e lemos para a nova turma.

Os alunos que já são do colégio, normalmente questionam sobre o tema do ano anterior e perguntam se também poderão fazê-lo. Aproveitamos esse interesse para iniciar a proposta de votação do tema da sala, pois, quando damos esse poder de escolha às crianças, aumentamos a propriedade delas no ambiente emocional.

Alunos auxiliando a professora na ambientação do corredor
Missão da sala feita pela turma

Com o tema escolhido, nos reunimos em grupo para a criar os espaços e definir como será confeccionado, dentro do que já faz parte da cultura de liderança, como os hábitos a serem praticados, os códigos de cooperação, a missão da sala entre outros que serão descritos a seguir. 

Todos participam com sugestões que posteriormente são votadas e iniciamos a confecção e construção.  Eles pesquisam, ampliam e colocam na parede despertando assim um sentimento de pertencimento. À medida que construímos a parte estética, criamos o ambiente emocional.

O ambiente emocional refere-se ao sentimento atribuído ao espaço para que este seja um local de tranquilidade, inspiração, aprendizado e confiança. É necessário dar voz aos alunos.

Como a sala de aula é um espaço de todos e todos devem contribuir, elencamos quais tarefas podem ajudar mantendo o espaço organizado e tranquilo. A este nomeamos de papéis de liderança.

Os papéis de liderança são escolhidos por eles e trocamos mensalmente para que todos possam experimentar novas lideranças. Como exemplo, o líder de comunicação é responsável por apresentar a sala, transmitir recados; o líder de entrega, encarregado de levar as apostilas e cadernos até os colegas e o líder de saúde que, além de acompanhar os amigos até a enfermaria, também lembra do álcool em gel. Sempre que sentimos necessidade de algo na sala, novos papéis são criados.

Árvore dos 7 Hábitos feita em conjunto

A conta bancária emocional faz parte da nossa ambientação. São envelopes ou caixinhas com o nome dos alunos que recebem diariamente depósitos de bilhetinhos carinhosos e desenhos. As crianças têm autonomia para depositar e sacar sempre que achar necessário. O único combinado é que não pode ser feito durante as explicações dos professores.

Ambientar é muito mais do que colocar trabalhos nas paredes: requer planejamento, estratégias e reflexão. Envolver os alunos nesse processo desperta a sensação de pertencimento, responsabilidade e cuidado.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Luciana Genaro é professora do 4ºano no Colégio Anglo Morumbi

@lugen24

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta