Luz, câmera, ação!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Você acha que existe vida sem iluminação? A iluminação é uma das peças-chaves em uma decoração, pois além de atender às nossas necessidades para um ambiente, ela também pode ajudar nos a expressar emoções e sentimentos às pessoas que vivem ou passam por aquele espaço. E a luminária nada mais é do que o condutor de luz para estas e outras sensações.

A tecnologia fez com que a víssemos várias cores e formatos criados através do tempo, como também os designers projetam diversas peças de atraentes de iluminação. O Led pelo seu baixo consumo de energia se tornou, através dos anos, a luz queridinha de todos pela sua versatilidade.

Bancada de Cozinha com Detalhe em Led
Pendente Clássico Restaurante Alex Atalla
Abajour

Não importa se em lâmpadas, fitas ou luminárias incorporadas a diversos ambientes, sua utilização em um detalhe de um nicho a pendentes iluminando salas de jantar. Sua cor pode ser quente ou fria dependendo do ambiente para a qual fora projetada. Por exemplo, um casal mais jovem gosta de luz de Led fria na cabeceira de suas camas, enquanto um casal mais maduro prefere uma cor mais quente, através de abajures e pendentes que remetem aconchego.

Coringas em qualquer espaço, os abajures tanto podem estar em um quarto fazendo o papel de aconchego, como também em qualquer outra parte de sua casa, como em salas, corredores ou halls de entrada, proporcionando um ambiente mais intimista. E além deles, as luminárias de piso podem proporcionar este mesmo efeito com formatos que podem ser, desde o clássico a modelos mais modernos ou assinados por designers conhecidos pelo mundo.

Pendente Clássico Restaurante Willian Penn Hotel Pittsburgh
Pendente e Fita de Led no Espelho
Pendente

Quando temos um pé direito alto seja em uma casa, apartamento ou restaurantes, nos deparamos com pendentes mais imponentes e suntuosos que exigem grandes espaços para serem admirados e por ter uma iluminação mais evidente, geralmente com braços curvos em espiral, muitas lâmpadas e em alguns casos com cristais em sua composição para mostrar sua elegância.

Os pendentes também podem estar trabalhados em linhas orgânicas e simples seguindo uma linha mais contemporânea e muitos aliados a filamentos de Led, reproduzindo a sensação de conforto em sua iluminação.

Pendentes Modernos
Instalação de Pendente
Led Quente e Fria

Podemos ainda utilizar muitos tipos de luminárias conforme a solicitação de um projeto, como spot de sobrepor e embutir, plafons de sobrepor e embutir, arandelas, luminárias para áreas externas, assim como o já citados pendentes, abajures de mesa ou piso e balizadores, todos com uma infinidade de modelos.

Para estes, a iluminação também pode ser reproduzida de várias formas: por meio de Leds, incandescentes, neon, fluorescentes ou Halógenas, todas com lâmpadas em formatos diferentes atendendo a cada desejo.

Abajours

Falamos um pouquinho hoje sobre iluminação de uma forma mais simplificada para que se possa entender um pouco sobre o efeito da luz em nossas vidas. Afinal, ela está ligada a emoção, não importa se no prazer de cozinhar, em comemorações e confraternizações ou no simples ato de estar a dois.

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta