Como recuperar a aprendizagem perdida na pandemia?

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Thais Lima

Ao observar o cenário da educação durante os dois anos que se passaram do período pandêmico, ao contrário do que muitos acreditam, a pandemia trouxe outras preocupações além da busca pela qualidade do ensino. De uma hora para outra, professores, alunos e pais tiveram que se adaptar à nova realidade de ensino e enfrentar os inúmeros desafios relacionados à tecnologia e aos demais fatores.

Dada a rapidez com que os professores precisaram se adaptar ao novo modelo de ensino, 2020 e 2021 foram anos desafiadores para todos, especialmente para as famílias que tiveram que manter seus filhos em casa, e para os professores que tiveram que se ajustar às salas de aula remotas, mistas e às muitas dificuldades associadas a elas. Afinal, como retomar todo o aprendizado durante o ano que se inicia? Como recuperar a lacuna deixada pela pandemia?

O Colégio Anglo Morumbi criou planos de ação para identificar e resgatar o que não foi atingido na sua integralidade durante a restrição das aulas presenciais, levando em consideração o conhecimento e desenvolvimento de cada indivíduo dentro do estipulado para cada ano/série.

Ao longo do primeiro mês de aula, foi realizada uma avaliação diagnóstica com os alunos, mais conhecida como sondagem da aprendizagem. Um dos objetivos ao utilizar este instrumento não foi contabilizar erros ou classificar os alunos, mas sim detectar fragilidades no que se refere ao domínio da língua escrita. Por meio desta avaliação, percebeu-se a necessidade de se desenvolver junto às nossas crianças um trabalho de apoio na área de linguagens para garantir que a aquisição da língua escrita se consolide de forma significativa, de maneira a melhorar o seu desenvolvimento escolar global.

Após a avaliação diagnóstica realizada no colégio, percebeu- se que as aulas on-line e atividades feitas no computador tiveram impacto significativo na alfabetização, interpretação e escrita, o que nos mostra um trabalho muito bem-feito por toda a equipe. Ainda assim,  intensificou-se o incentivo à participação dos alunos em alguns projetos essenciais : o plantão de dúvidas no qual os alunos sanam as dúvidas dos conteúdos dados em sala de aula no contraturno escolar,  voltado para os alunos de 3º a 5º ano, o plantão de redação, que abrange os alunos dos  5ºs anos e é focado na produção textual, o projeto de  práticas de leitura e escrita que tem como enfoque apenas os alunos do 2º ano em fase de alfabetização e o projeto Canguru, que consiste em um  instrumento de valorização e incentivo à leitura que propõe aos alunos que realizem leituras variadas de livros paradidáticos de acordo com o gosto pessoal e faixa etária deles. Para incentivar a leitura dos alunos, a escola firmou parcerias com restaurantes, livrarias e cinema que proporcionam vouchers de bonificação para os alunos, caso consigam ler no mínimo 4 livros e elaborem uma produção escrita sobre as histórias. Em cada um desses projetos os professores trazem uma didática rica e diversificada para engajar a participação dos alunos.

À medida que estes dois anos atípicos terminam e começa um novo e diferente ano letivo, a disposição, a participação dos alunos em novos projetos, bem como o seu protagonismo e a qualidade das aulas serão o que farão diferença no aprendizado de nossos alunos e na construção dos saberes.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Thais Lima é professora do 3º ano do Fundamental Anos Iniciais no Colégio Anglo Morumbi

@thais2.lima

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta