Ser feliz nos dias de hoje é possível?

Dolce Mulher

Ana Kekligian

Conheça um método comprovado que potencializa o bem-estar e abre caminhos para a Felicidade

Imagem de br_ruy por Pixabay

Quando tiramos um tempo para perceber as coisas que estão indo bem para nós, isso significa que estamos recebendo pequenos prêmios ao longo do dia.
Martin Seligman

Já sabemos que foco, esforço, resiliência, planejamento, autorresponsabilidade e autonomia são alguns pontos importantes para atingir resultados positivos, certo?

Mas e o seu nível de positividade e bem-estar?

Já parou para pensar em como eles estão ligados à sua motivação e resultados?

Nos últimos tempos com a pandemia e consequentemente com as perdas e a rotina modificada, fomos obrigadas a mudar a forma de administrar a nossa vida. A nossa casa, antes um lugar de descanso e lazer, também se tornou para uma grande maioria o ambiente de trabalho. E com isso muitas outras coisas tiveram que ser adaptadas.

Essas situações afetam diretamente as nossas emoções, causando danos em todos os aspectos da vida. Ou seja, a produtividade cai, a sobrecarga de responsabilidades aumenta e a mulher principalmente fica descompensada porque enfrenta grande parte dos desafios sozinha. Com isso a qualidade de vida tende a baixar caso a positividade e o bem-estar não sejam trabalhados diariamente.

E, não é à toa que uma das principais preocupações de 2022 no mercado coorporativo seja justamente o Bem-Estar das pessoas. Uma pesquisa mapeada pelo Willis Towers Watson juntamente com o fórum CHRO Thinking Ahead Group, deixa ainda mais claro o quanto a sobrevivência das empresas e profissionais, está totalmente atrelada a esta questão.

Talvez, até hoje, você ainda não tenha se dado conta do quanto estes níveis de Positividade e Bem-Estar possam te ajudar ou te derrubar, e foi baseado em muito estudo que o psicólogo Martin Seligman desenvolveu um método que aumenta, de forma individual, esses níveis.

Imagem de Emi Lija por Pixabay

Martin é reconhecido como um dos pioneiros da Psicologia Positiva, isto porque durante todos os seus anos de estudo, diferentemente dos psicólogos da época que voltavam suas atenções para doenças e desordens mentais e em como poderiam tratá-las, ele descobriu que focar nas positividades das pessoas trazia um sucesso muito mais duradouro e rápido nos tratamentos.

Para ele, algumas síndromes e doenças, como a depressão, podem ser combatidas com Positividade e Bem-Estar e, a partir disso, criou um modelo chamado P.E.R.M.A.

Baseado em 5 tópicos mensuráveis, este modelo permite que as pessoas possam observar e aumentar tudo que há de melhor dentro de si e com isso a alcançarem um maior índice de bem-estar.

Conheça o método P.E.R.M. A:

P – Positive Emotions (Emoções Positivas)

Como estão os seus pensamentos? Sente que eles te geram ações positivas?
É a qualidade de seus pensamentos e ações que te guiam a resultados positivos e a uma vida plena. A felicidade e o bem-estar são o termômetro de que você está não só sonhando e planejando, mas também realizando seus sonhos e metas.

E – Engagement (Engajamento)

Refere-se ao “Estado de Flow”, que acontece quando você está completamente dentro de uma atividade que chega a perder a noção do tempo.
Isto acontece quando você está realizando alguma tarefa que faça sentido e que tenha sintonia com o que você acredita ser importante e motivador.
Você tem se sentindo neste estado quando realiza suas tarefas profissionais?

R- Relationships (Relacionamentos)

É muito importante se conectar com outras pessoas!
E quanto maior a qualidade destas conexões mais sensações positivas você terá. E isto impacta diretamente em suas emoções e em seus comportamentos.
Sempre é possível e positivo fortalecer seus laços com pessoas que te motivem a melhorar e a crescer.

M- Meaning (Significado)

Neste caso, significado também pode ser entendido como Propósito. Isto é, quanto mais você desenvolver atividades que tenham um significado forte para você, mais a sua sensação de bem-estar aumentará.
Quando você não tem um propósito claro, fica mais difícil encontrar tarefas que vão de encontro com suas crenças e valores. Por isso, encontrar um propósito é um trabalho importante de autoconhecimento.

A – Accomplishment/Achieviement (Autorrealização)

Realizar suas metas e seus sonhos traz a sensação de dever cumprido, não é?
Quando você realizar algo que sonhou muito, ganha confiança sobre si. Entendendo o quanto é capaz de realizar o próximo sonho.
Ter esta sensação dentro do seu ambiente de trabalho é algo importante para aumentar a sua positividade e te motivar a ir sempre mais longe.

Imagem de 1715736 por Pixabay

A partir destes índices é possível melhorar o seu nível de Bem-Estar e consequentemente seus resultados profissionais e pessoais. Interessante, não é? Pode ser que você tem terminado seu expediente ou seu dia com mau-humor, insatisfeita, reclamando, sem paciência e com o nível de stress muito alto e achar que é normal passar por isso.

Não, não é! Esta não é a melhor maneira! Não é positivo e tão pouco saudável!

Quero que você amplie sua tomada de consciência para compreender que levar uma vida com mais positividade e bem-estar não é algo fútil e muito menos impossível para o seu crescimento e realização na vida pessoal e/ou profissional.

Te convido a encarar mais este desafio na sua vida, pois você está caminhando para ser a sua melhor versão. Aplique em si mesma o método P.E.R.M. A, para se avaliar e ajustar o que for preciso para a sua felicidade e sucesso.

E para contribuir ainda mais, me coloco a sua disposição para criarmos juntas um caminho de sucesso e felicidade.

Foto de Julia Avamotive no Pexels

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS e Master Analista Comportamental pelo Instituto ILG. Atuou por quase 20 anos no mercado corporativo como executiva de marketing com destaque para o marketing direto e publicitário. E é CEO de suas emoções.

Conheça seus perfis:

AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta