Quem bate? É o frio. Vamos deixar nossa casa mais aconchegante?

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Você que tem mais de 50 anos já teve ter ouvido este slogan quando criança de uma famosa loja de departamentos em São Paulo. Desde os primórdios usamos de alguns acessórios de decoração que, além de serem complemento e personificarem os ambientes, servem para nos transmitir a sensação de conforto e aconchego dentro de uma casa.

Com as temperaturas oscilantes entre o outono e inverno que nos faz lembrar destes acessórios com mais intensidade do que em outras estações como é o caso dos tapetes, mantas, almofadas, tecidos e cortinas ou persianas que acredito serem os básicos para sentirmos esta sensação. 

Tapates Tamanhos
Tapetes Geometricos

Os tapetes por exemplo também podem aquecer um pavimento de piso frio que, tanto podem delimitar um espaço, como unificar ou integrar dois ambientes fazendo com que eles interajam e conversem dentro de uma decoração. Não importa que sejam de fibras naturais, sintéticas, couro, retangulares, redondos, geométricos, kilims, assimétricos etc. 

O que interessa é a função que ele vai exercer dentro daquele espaço e sua interação dentro dos elementos de decoração. A By Kamy por exemplo, é uma marca de grande expressividade dentro do seguimento por desenvolver anualmente peças de design com diferentes materiais.

Almofadas Tons Neutros
Almofadas Coloridas e Tricot
Tapetes Padronagens Diversas
Almofadas Mixed

As almofadas juntamente com tão igualmente utilizadas mantas em um ambiente de estar, nos transmitem a sensação de aconchego e receptividade dentro de um espaço por estarem em sua maior parte nos ambientes sociais da casa fazendo a composição da decoração, como também em algum momento mais íntimo pode estar jogada ao chão assistindo algum filme deitado sobre o tapete.

Os formatos quadrados e retangulares são os mais utilizados por não comprometerem e apenas variando suas padronagens conforme o efeito desejado e também conseguirmos grandes mudanças na decoração apenas mudando seus tecidos ou modificando sua distribuição anterior nos espaços.

Confeccionadas em qualquer tipo de tecido, sua função como muitos pensam, mais do que de apenas bloquear a entrada de claridade dentro de um ambiente as cortinas ou persianas, desempenham um papel significante dentro da personificação dele. Podem ser feitas desde um tecido de espessura grossa como também a uma gaze ou seda extremamente fina. Em muitos casos são utilizadas em parcerias uma com a outra em uma janela onde uma faz a função de proteção de luz e temperatura e a outra decorativa.

Cortina Tecido Leve
Cortina Tecido Leve
Cortina Tecido Pesado
Persiana Blackout

Utilizadas separadamente a persiana poderá atender desde a um visual mais simples e limpo como um bloqueador de luz, assim como as cortinas que se diferenciam por sua volumetria e também pela sua sensação de aconchego.

Então? Hoje falei um pouquinho sobre acessórios que permitem que sua casa evolua de tempos em tempos e que aquecem qualquer lar neste friozinho.

Até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta