A Noite dos Pais de 2022: momento de reencontro e celebração

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Leda Costa e Natan(ael) Peres

A Noite dos Pais, promovida anualmente pelo Anglo Morumbi, é um evento muito especial. Nela, os alunos mostram e explicam às famílias, por meio de uma temática atual, as bases Líder em Mim (LEM), programa socioemocional e de liderança adotado pelo colégio. Assim, nossos estudantes deixam claro a importância de se ter momentos que propiciem o desenvolvimento de competências socioemocionais, as quais, por sua vez, promovem a autonomia para dançarem, cantarem, interpretarem… enfim: exercerem as suas mais diferentes lideranças.

Este ano, para que a celebração fosse planejada, reunimos a Equipe Farol de alunos e a de professores. No primeiro contato, decidimos a temática e o formato desse evento tão importante para toda comunidade escolar do Anglo Morumbi. Depois de vários encontros, chegamos à conclusão que seria muito divertido e interessante reescrever (e reinventar) a Semana da Arte Moderna brasileira, já que, em 2022, comemoramos os 100 anos desse movimento cultural que criou as bases e modelos artísticos que experimentamos até os dias atuais e que, igualmente, promoveu a independência da arte brasileira em relação a modelos artísticos eurocêntricos.

Assim, a Educação Infantil ficou responsável pela divulgação do evento: vídeos lindos de nossos pequenos foram publicados nas redes sociais do Colégio, divulgando, dessa forma, o espetáculo. Já os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) interpretaram músicas marcantes do nosso cenário cultural, como “Os gatos”, do musical Saltimbancos, que faz referência à obra modernista “O gato”, de Di Cavalcanti, e a música “São Paulo, São Paulo”, do grupo Premeditando o Breque, a qual homenageou a obra “Paulicéia Desvairada”, do modernista Mário de Andrade, entre outras belas interpretações e releituras.

Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF), por sua vez, organizaram e apresentaram um teatro que contextualizou a importância da Arte Moderna no Brasil. Dessa forma, deram o alinhavo necessário à apresentação, evidenciando de que forma os Modernistas usavam suas lideranças, como proatividade, foco no que acreditavam e muita sinergia. Tudo para realmente promover uma arte inovadora para seu tempo e que, mais do que isso, pudesse perdurar no tempo, inspirando as atuais gerações (o que certamente aconteceu!).

Com tudo isso, foi possível oferecer um espetáculo encantador para as famílias e toda a comunidade escolar Anglo Morumbi. Foi lindo observar os espectadores emocionados com tanto brilho e beleza ofertados nessa noite por nossos alunos. Dessa maneira, mais uma vez, reconhecemos a importância de se trabalhar diferentes lideranças no cotidiano de nossos estudantes, para que eles sejam líderes e protagonistas de seus próprios sonhos e histórias.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Leda Costa (@leda_gcosta) é Professora de Português EFAF e Natan(ael) Peres é Professor de Português e Líder em MIM EFAF, ambos no Colégio Anglo Morumbi

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta