Rota do Cacau Brasileiro

TRIPDICAS AB DOLCE

Oferecimento 

Se você é viciado em chocolate, precisa conhecer estes destinos. É claro, a melhor parte é a degustação, mas as visitas são muito interessantes

Você sabia que muitas cidades brasileiras são produtoras de cacau e que é possível visitá-las e, muitas vezes, provar suas produções de chocolate? Hoje trazemos sete cidades que você poderá visitar e ainda experimentar um pouco dessa delícia mundial que é feita com um fruto brasileiro.

Ilhéus, Bahia

O destino é famoso pelas plantações de cacau, além de várias fazendas terem uma produção do cacau orgânico e com cultivo sustentável. Se você quiser saber como é a produção do chocolate vale a pena visitar a Fazenda Yrerê que tem mais de um século de idade. Um tour guiado é a principal atração do local e você irá visitar uma plantação de cacau e o local onde ele é fermentado (barcaça). A degustação de chocolate faz parte da visita. O passeio é bem bacana, mas é preciso reservar, então fale com o seu agente de viagens. Agora, se você estiver em Ilhéus em junho ou julho prepare-se para o Festival Internacional do Chocolate da Bahia. O evento conta com shows, minicursos e feira de produtos.

Vila Velha, Espírito Santo

Uma ponte separa Vila Velha da capital capixaba, Vitória. É um passeio tranquilo e você irá conhecer a fábrica de chocolates Garoto, uma das dez maiores do mundo. Seu famoso Chocotour apresenta a história da empresa e a fabricação de chocolates. É claro, você irá degustar os saborosos chocolates da marca e, no final, poderá comprar alguns bombons na loja da empresa. Aqui a visita também deve ser reservada com antecedência, principalmente porque a procura é grande.

Penedo/Itatiba, Rio de Janeiro

Aqui o destaque é uma pequena fábrica artesanal de chocolates de Penedo, a Tonttulakki Suklaat (gorro do gnomo, em finlandês). Penedo é uma região e parque ecológico do município de Itatiba no Rio de Janeiro. O local existe há mais de dez anos e funciona no Shopping Pequena Finlândia, principal polo turístico da cidade. Ali você encontrará trufa de cachaça, bombom de cardamomo, entre outras diversas receitas.

Imagem de ally j por Pixabay

Campos do Jordão, São Paulo

Viajar para Campos do Jordao e não provar o chocolate local é uma heresia. Brincadeiras à parte, a cidade tem inúmeras lojas de chocolate, sem contar o charmoso chocolate quente servido nos dias frios. Os chocolate são fabricados de forma artesanal e priorizam a qualidade e o sabor. Se você estiver de dieta melhor mudar seu destino porque em Campos do Jordao você não vai conseguir fazer dieta.

Itu, São Paulo

Quando ouvimos falar em Itu logo nos vem à mente as imagens grandes e o orelhão gigante da praça principal. Porém, ali você irá provar um delicioso chocolate na Fazenda do Chocolate. Suas antigas receitas foram trazidas da Europa pela família dos atuais proprietários. Os ingredientes são selecionados o que dá ao sabor do chocolate um toque especial. Há uma cafeteria no local que mói o café na hora e uma adega que funciona em uma antiga senzala.

Ribeirão Pires, São Paulo

Pertinho da capital paulista acontece o tradicional Festival do Chocolate que é um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do estado de São Paulo. O evento promove peças de teatro, danças, recitais e shows variados como por exemplo, Arnaldo Antunes e Maria Rita que já estiveram no palco do Festival. Ainda há o Chalé Gastronômico, local que coloca o chocolate em receitas de fondue, milk-shake, estrogonofe, entre outros tipos de comida.

Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é referência nacional quando o assunto é chocolate e não pode ficar de fora dessas lista. Ali você pode visitar o único museu brasileiro dedicado ao tema, o Reino do Chocolate, criado pela fabrica Caracol Chocolates. Fique atento porque as opções são muitas e as delícias variadas, mas indicamos três marcas: Lugano, Prawer e Planalto.

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

Av. das Nações Unidas, 12551
17º andar – São Paulo – SP
+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta