A importância da implantação da política de prevenção na escola

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Luciana Oliveira

Quando o assunto é saúde na escola, imediatamente pensamos em doenças infectocontagiosas, intercorrências como acidentes e primeiros socorros.

Precisamos expandir o nosso conceito sobre saúde. Isso significa adotar uma concepção mais abrangente e preventiva. Devemos parar de pensar apenas em intercorrências, sintomas ou ausência dos mesmos. O ideal é focar no desenvolvimento da criança de forma ampla e global.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um direito de todos, assegurado por lei em nosso país. Do ponto de vista legal, para uma pessoa ser considerada saudável, ela deve apresentar três aspectos: estado completo de bem-estar físico, mental e social. Esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento vital na infância.

Sabendo que o ambiente escolar é um local propício para o desenvolvimento integral da criança, a equipe multidisciplinar tem como missão realizar práticas educativas voltadas para a saúde, abrigando amplas possibilidades de iniciativas tais como: ações de diagnóstico clínico e/ou social, estratégias de triagens, encaminhamento aos serviços de saúde especializados de atenção básica, cujas ações são denominadas Políticas de Prevenção.

Esta Política de Prevenção vem com ações educativas, sem imposições, de modo pragmático e progressivo, com atividades que gerem a formação de condutas e obtenção de conhecimentos e valores que conscientizem os alunos, tais como: educação para a saúde com enfoque integral, criação e manutenção de entornos e ambientes saudáveis, nutrição, estratégias educativas relacionadas à doença, transmissão e a intervenção/orientação, higiene e primeiros socorros.

Quanto às famílias, elas também devem participar e entender esse processo que vem se consolidando nas escolas. É uma nova tendência de prevenção que surgiu com o objetivo de cooperar para o desenvolvimento integral da criança.

Somos privilegiados por ter em nosso entorno alunos, famílias e funcionários de modo que podemos transformar essa realidade em situação de vantagem intervindo na formação de pessoas saudáveis.

Aqui no Colégio Anglo Morumbi, priorizamos essa formação, desde a primeira infância. Por isso, elaboramos e executamos projetos preventivos de forma lúdica, onde os temas abordados são vivenciados de forma prática, interativa e significativa, demonstrando a aplicação nas vivências cotidianas. Desta forma, buscamos consolidar valores que agregarão significado, dando aos alunos protagonismo na história de suas vidas, que começa aqui, na Educação Infantil.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Luciana Oliveira é responsável pelo ambulatório da educação infantil do colégio Anglo Morumbi.

@lu_wts

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta