Xô, gripe! Veja como fortalecer o sistema imunológico com a alimentação

Nutricionista explica quais vitaminas e componentes são essenciais para a saúde

Nos últimos dias, as temperaturas despencaram em alguns estados brasileiros mesmo no outono, e a sensação de inverno antecipado foi vivenciado por muitas famílias. Se para alguns o inverno é uma estação aguardada, há quem dispense o frio, já que o período é propício para gripes e resfriados. Em busca de fortalecer o sistema imunológico, as pessoas começaram a se preocupar mais com a alimentação. Para esclarecer quais componentes realmente fortalecem o sistema imunológico, a nutricionista Mônica Symphoroso, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil, selecionou quatro nutrientes que não podem faltar na dieta diária. Confira:

Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C não é produzida naturalmente pelo organismo e, por isso, ela deve ser absorvida por meio da alimentação. A substância previne gripes e resfriados por fomentar a ação de anticorpos e das células de defesa. Além disso, o consumo da vitamina diminui as chances de infecções pulmonares e aliviam os sintomas de influenza com mais rapidez. Segundo a nutricionista, a vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas como limão, tangerina, laranja, acerola, caju, morango e tomate. Além disso, também é possível encontrá-la em vegetais como repolho e em hortaliças como o pimentão.

Carotenóides 

Carotenóides são compostos responsáveis pela pigmentação amarela, laranja e vermelha dos alimentos. Por conta da ação anti-inflamatória, o composto ajuda o sistema imunológico. Porém, assim como a vitamina C, os carotenóides devem ser acrescentados na alimentação. “É possível saber que um alimento possui carotenóides até mesmo visualmente, por conta da coloração. Sendo assim, é preciso incluir vegetais e frutos amarelos, alaranjados, vermelhos, verdes escuros tais como damasco, manga, cenoura, abóbora tomate, frutas vermelhas, brócolis e couve nas refeições principais”, recomenda Mônica.

Vitamina E

A principal vitamina que previne o envelhecimento das células, e consequentemente, retarda os danos dos radicais livres. A nutricionista cita que: “A vitamina E estimula o sistema imune, e além disso, tem ação anti-inflamatória, onde impede a agregação plaquetária e potencializa a atuação dos leucócitos. quando há deficiência da vitamina, o organismo fica mais suscetível a contrair infecções, e aqueles que querem incluir a vitamina na alimentação podem investir em gérmen de trigo, azeite de oliva, abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), gema de ovo e grãos”.

Ácido fólico

O ácido fólico produz e restaura o DNA que impacta na proteção da imunidade. Sendo assim, os linfócitos são os mais prejudicados quando os níveis de ácido fólico estão baixos. A deficiência de folato diminui a resposta dos glóbulos brancos contra agentes estranhos no corpo e afeta a produção de anticorpos. “Para adicionar o ácido fólico na dieta, insira o consumo de alimentos como vegetais verde escuros como agrião, couve e brócolis e valorize os legumes como feijão, lentilha e ervilha”, completa.

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,1 milhões de profissionais cadastrados na plataforma, entre eles, profissionais como nutricionistas, serviços de buffet, personal chef, bartender, cozinheiras e entre outros.

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no ranking das empresas do setor de tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021, como Melhores do Brasil em Economia Colaborativa. Além disso, foi eleita pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO — à frente das operações.

Colaboração de pauta:

Bianca Fieri
[email protected]
+55 11 94155 1221

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta