Cinco benefícios ao substituir o carro pela bike elétrica

Rever o modo como nos locomovemos no dia a dia é mais do que necessário

Divulgação/E-Moving

A mobilidade e as questões ambientais viraram um grande desafio das cidades brasileiras. Devido ao grande índice populacional, precariedade dos transportes coletivos, organizações dos territórios — na construção de Brasília, o deslocamento foi pensado quase que exclusivamente para ser feito por automóveis —, maior emissão de poluentes e, até o aumento do preço de combustíveis, tornou-se urgente pensar em melhores alternativas, como as bikes elétricas.

Segundo pesquisa elaborada pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), houve um crescimento de 24,5% na produção e importação de e-bikes entre janeiro e agosto de 2021. “As bikes elétricas possuem diferenciais incríveis, se comparado com os carros. Além de ser uma escolha muito mais sustentável, leva ao usuário diminuição dos gastos com combustíveis, já que utiliza apenas energia elétrica, traz mais bem-estar, pois pedalar é uma forma de melhorar a saúde física e qualquer exercício tem impacto direto na redução do estresse, e ainda possui um valor de manutenção bem menor” informa Gabriel Arcon, CEO e fundador da E-moving.

No Brasil, algumas grandes empresas como Microsoft, Hagana, Wickbold, SouDaki e Modal GR perceberam as vantagens e a necessidade dessa troca e atualmente oferecem um ‘vale-bike’ como benefício para seus colaboradores.

Para corroborar com essa mudança, o CEO da startup referência em assinatura corporativa de bicicletas elétricas no Brasil elencou cinco ganhos que o uso da bike gera no dia a dia das pessoas. Confira:

Redução de poluentes

O principal benefício que o uso da bike traz é, sem dúvidas, a redução na emissão de poluentes. Pesquisas indicam que a cada pessoa que utiliza a bicicleta no lugar do carro, como meio de transporte, deixa de emitir cerca de 4 kg de CO₂ por ano. O Boletim de Gases de Efeito Estufa, da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a concentração média global de dióxido de carbono na atmosfera chegou a 413,2 ppm em 2020, trazendo um alerta para a necessidade de rever o nosso modo de vida.

Mobilidade descomplicada

Usar a e-bike é mais vantajoso do que se imagina. Não há a preocupação de procurar um estacionamento, o gasto no final do mês diminui consideravelmente, ainda mais nesse momento de flutuação do preço do combustível, a manutenção é muito mais barata que a de carros e, pensando coletivamente, ajuda no desafogamento do trânsito.

Exercício físico e mudança de humor

O uso da bicicleta contribui também para o condicionamento, auxiliando diretamente no bem-estar tanto físico quanto mental, já que exercícios colaboram diretamente com a diminuição do estresse. Pedalar pode liberar substâncias que dão a sensação de felicidade, proporcionando um sono mais saudável e ajudando a desintoxicar o organismo também.

Saúde pública

Com relação ao item anterior, andar de bike ajuda também a manter a saúde da população mais estável. A longo prazo, incentivar o uso da bicicleta significa menor gasto com medicamentos e tratamentos de saúde da população.

Pertencimento e experimentação local

Andar de bicicleta resgata também o sentimento de pertencimento. No dia a dia corrido e nos demais transportes é quase impossível perceber as mudanças e se deparar com o já existente. A pessoa fica mais sensível ao que está à sua volta, escuta e sente melhor a cidade e a percebe igualmente melhor.

A E-Moving é a maior empresa de locação de bicicletas elétricas do Brasil. Criada em 2015 pelos empreendedores Gabriel Arcon e Kleber Piedade, a empresa conta com mais de 1.000 e-bikes alugadas e atende clientes como Microsoft, Wickbold, SouDaki e ModalGR, que pagam uma mensalidade para utilizar as bicicletas. A startup foi eleita a melhor empresa de mobilidade em 2021 pelo Estadão e conta com investidores de peso, como Movida e Smartfit.

Colaboração de pauta:

Jefferson Santos
+55 12 98814 5267
jefferson.santos@falacriativa.com.br

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta