São Paulo Futebol Clube implanta Departamento de Acessibilidade Institucional

Tricolor na Dolce

Inovando mais uma vez, o tricolor do Morumbi inicia operação do Departamento de Acessibilidade.

Para essa missão, o Presidente Julio Casares convidou o sócio e pessoa com deficiência Prof. Adalberto Nazareth para organizar e implementar o departamento. Com formação em Educação Física, Adalberto é especialista em preparação física e mestre em biodinâmica do movimento humano, todos pela USP. Fez especialização em Gestão Esportiva pela FGV e tem formação em programação neurolinguística avançada.

Também conhecido como Prof. Beto, Adalberto é vive o Morumbi, com mais de 30 anos de atuação profissional, tendo exercido funções de professor, gerente de operações da academia Kainágua, gerente do departamento de esportes amadores do SPFC e também das categorias de base do clube, período que foram revelados atletas como Kaká, Júlio Batista e Juan, para falar só de sócios do clube. Hoje Prof. Adalberto é aposentado e exerce a função de Diretor Institucional de Acessibilidade do SPFC de forma voluntária, e a partir de agora, passará a trazer novidades do clube nesta área de atuação para o Tricolor na Dolce.

Em maio de 2022, da esquerda para a direita: Henrique, da área de Inovação, Conselheiro Jaime Franco, Presidente Julio Casares e Adalberto Nazareth com o Presidente Olten Aires e Júlio Cerrão, Diretor da Escola de EF USP

Esse projeto nasceu ainda na campanha eleitoral quando em muitos momentos não conseguia acompanhar algumas atividades devido as barreiras físicas que a topografia de nosso clube impõe para as pessoas com mobilidade reduzida. Em uma dessas atividades o conselheiro João, conhecido como Tupã, aventou a ideia para a criação deste departamento para nosso presidente, que se sensibilizou com o tema, e, após ganhar a eleição logo no início de janeiro de 2021 me convidou para a missão”, revela Adalberto.

A acessibilidade é um tema muito importante e complexo que merece a maior atenção de todos. Muitas vezes quando se fala sobre o tema, vem à mente que a acessibilidade é somente para aquelas pessoas com uma deficiência permanente. Porém a necessidade de acessibilidade pode ser situacional, como por exemplo um acidente que faça a pessoa precisar usar cadeira de rodas por 6 meses. Adalberto, por exemplo, é professor de Educação Física, jogava futebol em nível universitário, capoeirista por mais de 10 anos e surfista. Aos 40 anos, em 2006, começou a perder força na perna direita. Depois de muitos médicos e exames, foi diagnosticado com Esclerose Múltipla. Hoje ele usa cadeiras de rodas, mas é independente, porém é preciso lidar com algumas peculiaridades, como por exemplo, muitas vezes que chega ao clube, encontra todas as vagas para deficientes físicos ocupadas. Ainda que existam diversas vagas comuns disponíveis, às vezes, ele não pode usar, pois o cadeirante precisa de uma abertura de porta completa para poder desembarcar do carro mesmo com ajudante. É o espaço que as faixas zebradas representam naquelas vagas e que muitas pessoas não sabem para que servem. Isso é apenas um pequeno exemplo de como se dá a complexidade do tema.

Adalberto em Stuttgart, Alemanha em 2001 como Gerente de Futebol Amador

Outra questão importante é a existência de vários tipos de deficiência, como a visual, auditiva e intelectual, que muitas vezes são imperceptíveis, mas que também requerem algumas adaptações atitudinais no atendimento e entendimento dessas deficiências para proporcionar uma inclusão mais efetiva.

Durante esse primeiro ano, o trabalho do departamento foi realizar um diagnóstico geral da situação atual. Para isso, o setor foi estruturado em três grandes áreas envolvendo também os setores de comunicação e marketing, criando soluções arquitetônicas em relação às barreiras físicas e tratando as questões legais que envolvem, além do jurídico, o compliance e LGPD.

Em 1998 como Gerente de Esportes Amadores

Apesar de setorizado, nosso trabalho é realizado de forma totalmente integrada entre nós, como também com os funcionários do clube em todos os níveis hierárquicos, que têm nos ajudado muito”, pontua. “Agradeço muito a Dolce Morumbi por ceder esse espaço a nós. Nossa ideia é trazer informações sobre o tema e o trabalho desenvolvido no clube para aos poucos irmos removendo as barreiras que nós, pessoas com deficiência superamos diariamente, como também levar conhecimento sobre o tema para o público em geral”, finaliza Adalberto

Reunião de trabalho com os professores da Kainágua em 2012

Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é o time brasileiro com o maior número de títulos internacionais, único no país a ostentar três títulos mundiais (1992, 1993 e 2005) e o primeiro time do Brasil a se consagrar três vezes campeão da Taça Libertadores da América. Com uma base cerca de 20 milhões de torcedores, é reconhecido mundialmente pelas suas três cores (vermelho, branco e preto) e por ser também um celeiro de craques de nível internacional e que defenderam e foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira.

São Paulo Futebol Clube
Av. Jules Rimet, Portão 7. Morumbi, São Paulo – SP. CEP 05653-070.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta