Letramento matemático e Tangram

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Profª. Ivete Ornelas

O 1º ano do Ensino Fundamental é uma etapa muito importante na vida dos educandos, pois é o momento em que as crianças fazem a transição do ensino infantil para o período mais longo da educação básica, sendo este subdividido em anos iniciais e anos finais, totalizando 9 anos até a chegada ao ensino médio.

Nesta fase, o único objetivo não é apenas que o aluno aprenda a ler e escrever, mas que seja introduzido a um ambiente letrado, conectado com letras e números e que ainda assim a ludicidade e jogos façam parte do processo de aprendizagem.

Através da prontidão e do amadurecimento cognitivo, os alunos vão adquirindo compreensão relacionada à cultura da leitura, escrita e da matemática, desenvolvendo amplas formas de comunicação, maneiras de se expressar e compreensão do ambiente em que vive.

A BNCC propõe que no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais haja um compromisso com o desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, levando o educando ao favorecimento na formulação e resolução de problemas em diferentes contextos, através da utilização de ferramentas matemáticas que valorizem situações lúdicas de aprendizagem.

Partindo desse pressuposto, é muito importante que os educandos conheçam e compreendam a sua atuação no mundo através do desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico e crítico e que sejam estimulados a terem uma postura investigativa para resolverem situações- problema do seu cotidiano e do seu aprendizado de maneira eficaz, uma vez que a matemática encontra-se implícita na maior parte das atividades da vida contemporânea.

Os diferentes jogos matemáticos, entre eles o Tangram, são considerados excelentes recursos pedagógicos para o letramento matemático e aprendizagem, pois auxilia a criança a construir conceitos e aplicar conhecimentos através de desafios, criar estratégias para solucionar problemas, reconhecer suas capacidades e superar-se no enfrentamento dessas situações, desenvolvendo com isso autoestima e autoconfiança.

O Tangram é um jogo milenar de origem chinesa, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Também é considerado um quebra-cabeça, mas com um número reduzido de peças e com um lugar indeterminado para a montagem das mesmas. Dependendo da figura a ser construída, pode haver várias possibilidades de disposição das peças e de combinações, proporcionando espaço para que a criança possa usar a sua imaginação e fortaleça a sua autonomia.

No 1° ano B, os alunos trabalharam com o Tangram de forma lúdica e colaborativa.

Em duplas, manusearam o material e usaram a criatividade para montar figuras utilizando as 7 peças, reconhecendo e nomeando suas formas planas e suas cores, além de classificarem as diferenças existentes nas peças.

Utilizaram habilidades como persistência, concentração e o trabalho em equipe para resolver os diferentes problemas propostos pelo jogo.

A construção da matemática em sala de aula deve acontecer de forma envolvente e criativa, para que o aluno sinta vontade de aprender e tenha prazer no conhecimento, transformando o aprendizado em algo motivador e descontraído. Por isso é essencial o estímulo ao desenvolvimento das capacidades e a valorização das atitudes que são construídas nesses momentos.

Durante o processo da atividade, puderam exercitar o raciocínio na construção de figuras de acordo com um modelo apresentado, através das indicações do lugar de cada peça, revalidando o conceito de regras a serem seguidas.

Construíram outras figuras planas com a junção das peças existentes, analisaram os desafios recebidos, organizaram as peças de maneiras diferentes, buscaram relações entre elas, chegando ao objetivo esperado.

Através dos  jogos, a criança mostra sua perspectiva, personalidade, persistência e resiliência, assim como suas fragilidades, sendo um momento interessante para um trabalho voltado às habilidades socioemocionais, para que aprenda a administrar suas emoções, superar suas dificuldades e frustrações, desenvolver sua autonomia emocional e regras de convívio social, sendo estes aspectos essenciais no mundo atual e na formação de um cidadão que está sendo preparado  para  exercer uma postura de líder e de uma pessoa ativa na sociedade.

Jogos como o Tangram possibilitam uma aprendizagem significativa, que produz impacto imediato e a longo prazo na formação da criança em todos os âmbitos.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Profª. Ivete Ornelas é professora do 1º ano do Fundamental Anos Iniciais

@iveteornelas

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta