A MILIONÁRIA, comédia de Bernard Shaw, faz apresentações gratuitas no Centro Cultural Santo Amaro

Com direção de Thiago Ledier, o espetáculo integra o projeto da Cia. Círculo de Atores, contemplado na 37ª edição do Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Por seu desempenho como Epifânia, a protagonista da peça, Chris Couto, ganhou o 31º Prêmio Shell como Melhor Atriz no ano de 2018

Chris Couto na peça A Milionária | Foto Ronaldo Gutierrez

De 8 a 10 de julho, o Centro Cultural Santo Amaro recebe uma curta temporada do espetáculo A MILIONÁRIA. Com apresentações gratuitas, a montagem da Cia Círculo de Atores está circulando pela cidade. A peça tem apresentação com tradução em Libras no dia 9 de julho.  

A MILIONÁRIA começa com Epifânia, uma das mulheres mais ricas da Europa, reunindo-se com seu advogado para discutir a possibilidade de seu provável suicídio. Pretende deixar, como forma de punição por infidelidade, toda a sua fortuna para seu marido. Seu casamento fora resultado de um desafio. Seu finado pai, por quem Epifânia tem fixação assumidamente edipiana, impôs uma condição: para se casar com ela, o marido deveria receber uma quantia inicial razoável e, em seis meses, transformá-la em uma fortuna. O marido, boxeador e esportista, vence o desafio através de manobras financeiras e – ironia suprema – pela produção de uma peça teatral. Apesar disto, Epifânia desinteressa-se por ele. Após jogar escada abaixo um amigo que ofendera seu pai, ela encontra um médico egípcio e muçulmano, filho de uma lavadeira, por quem se apaixona. Para sua surpresa, ao propor casamento ao médico, é informada que sua humilde mãe também impôs um desafio como condição à mulher que desejasse desposá-lo: a pretendente deveria receber uma quantia miserável e sobreviver, unicamente através do seu trabalho, durante seis meses. Só assim seria merecedora da mão do filho. Ao aceitar o desafio, Epifânia começa um movimento irresistível, desvendando o modo de agir e pensar de sua classe social, poucas vezes retratada em cena.

Chris Couro e Caetano O'Maihlan | Foto Ronaldo Gutierrez

 A MILIONÁRIA pode ser definida como uma farsa didática sobre poder e dinheiro. Shaw já havia se ocupado de maneira aguda destes temas em Major Bárbara (1905) e Pigmalião (1912). Num cruzamento histórico dramático – que com a Segunda Guerra viria a se tornar trágico – Shaw levou quatro anos para escrever o texto, finalizando o trabalho aos quase 80 anos de idade, em 1934. O texto de Shaw trata de temas muito atuais, como a concentração de renda (agravada exponencialmente pela pandemia) e a quase extinção dos direitos dos trabalhadores. 

Fundamentos do teatro a favor do texto

Sergio Mastropasqua e Thiago Ledier estão em sua quarta montagem de um texto de Bernard Shaw (além dessa peça e A Profissão de Senhora Warren, a dupla também esteve em Cândida O Homem do Destino). Ambos dizem que o que mais encanta na obra do autor é a qualidade do seu texto e, ainda, prosseguir com o objetivo do dramaturgo de proporcionar acesso à cultura para todos. “No teatro, o que mais me atraiu sempre foi o texto. E Shaw é um autor de ótima qualidade, que trabalha os diálogos como ninguém, nos deixando com ótimos desafios propostos para a cena. Retornar com esta montagem após a fase mais terrível da recente pandemia, com o empobrecimento geral da população e em temporada de acesso gratuito, é fundamental”, explica Mastropasqua. 

O diretor Ledier explica que Shaw não enxergava o teatro como uma missão messiânica ou catequizadora. “Sua visão de mundo está lá; mas, mais do que oferecer respostas para a plateia, ele levanta questões e nos convida a pensar junto. Além disso, os diálogos e temas que aparecem em suas peças ajudam o espectador a se revelar para si mesmo. Seus personagens falam o que pensam e são repletos de humanidade – ninguém é totalmente mau ou bom”, afirma, reforçando que seus espetáculos são para quem gosta de grandes textos. A MILIONÁRIA, uma comédia, reforça a frase que era dita pelo irlandês: “Meu jeito de brincar é dizer a verdade”. 

Guilherme Gorski e Priscilla Oliva | Foto Ronaldo Gutierrez

Bernard Shaw para todos

Ganhador do Oscar de melhor roteiro e do prêmio Nobel de Literatura, Shaw não é um nome tão conhecido em terras brasileiras. A gratuidade, nestes tempos de inflação, desemprego e crise institucional é uma grande ferramenta de inclusão, difusão da obra e democratização de acesso. 

Dentro do projeto de Fomento ao teatro para a cidade de São Paulo, o Círculo de Atores apresentou no último mês de maio um ciclo de leituras composto por traduções inéditas de 04 textos: 4004 A.C – A OrigemA Impossível Versão Moderna da PaixãoO Evangelho dos Irmãos Barnabé e Don Juan no Inferno. Numa época de opiniões polarizadas, o pensamento não maniqueísta e crítico de Bernard Shaw aprofunda questões tão necessárias ao entendimento do nosso tempo.

A MILIONÁRIA – Texto: Bernard Shaw. Direção: Thiago Ledier. Elenco: Chris Couto, Cy Teixeira, Márcia de Oliveira, Priscilla Olyva, Alexandre Meirelles, Guilherme Gorski, Luti Angelelli, Rodrigo Chueri e Sergio Mastropasqua. Trilha original: Gregory Slivar. Cenários: César Bento. Luz: Nicolas Caratori. Operação de luz: Luna Frez e Nicolas Caratori Operação de som: Valdilho Cruz Figurinos: Cy Teixeira. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Consultoria Teórica Rosalie Rahal Haddad Assessoria de Imprensa: Vanessa Pinheiro Fontes. Direção de Produção: Selene Marinho Coordenação de Produção: Sergio Mastropasqua. Produção Executiva: Marcela Horta. Assistência de Produção: Henrique Pina. Administração: Patricia Pichamone e Gabriella Brum. Recomendação etária: 14 anos. Duração: 95 minutos. Ingressos: Gratuitos (distribuição uma hora antes de cada sessão).

Chris Couto | Foto Ronaldo Gutierrez
Sergio Mastropasqua e Cy Teixeira | Foto Ronaldo Gutierrez

Centro Cultural Santo Amaro

Av. João Dias, 822 – Santo Amaro

Temporada de 8 a 10 de julho

Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h

Entrada gratuita

Distribuição dos ingressos uma hora antes de cada sessão

Debates após todas as sessões

Duas sessões com tradução em libras

Colaboração da pauta:

Vanessa Fontes

Vanessa Pinheiro Fontes
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta