Dança das cadeiras!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Hoje vamos falar sobre uma peça que muitas vezes não damos importância por pensarmos apenas em sua funcionalidade e que na realidade é um complemento na decoração de qualquer ambiente.

A cadeira foi criada para sentarmos, mas ao longo dos anos ela ganhou status de complemento decorativo, até muitas vezes roubando a cena pelo seu design além de sua funcionalidade.

Nem todas nos transmitem sensação de conforto e algumas se destacam pelo design e demais outras sendo transformadas em ícones do mobiliário universal e até mesmo obra de arte, exibidas em museus como parte da história.

Designers renomados como Philippe Starck, Arne Jacobsen, Paulo Mendes da Rocha entre outros, deixaram suas marcas nesta peça que todos nós achávamos que sua função era apenas acomodar as pessoas, mas também delimitar espaços generosos (ou não) sem interferir na circulação do ambiente.

Em grandes espaços podemos delimitar ambientes com decorações diferentes, setorizando os espaços, como por exemplo duas salas ou sala de estar e jantar. Também podemos encorpara-las como apoio em ambientes íntimos para apoio em closets e quartos para uma simples troca de roupas.

Em uma sala de jantar ela poderá fazer toda diferença em torno de uma mesa de formas simples valorizando o ambiente em sua decoração pelo seu design e conforto, assim como ela pode estar ali sozinha em um canto da sala transmitindo um ar minimalista ao espaço.

Sempre procuramos destacar para áreas onde existe de maior convívio social dentro de nossa casa, cadeiras que proporcionem mais conforto por serem usadas por um espaço de tempo maior.

Seus materiais podem ser diversos, da madeira que indicada para qualquer ambiente seja interno ou externo, ferro, acrílico ou até fibra como também podemos trabalhar com diversos tipos de tecidos e padrões dependendo de seu modelo e utilização dentro do ambiente que iremos compor.

Já está olhando para aquela cadeira pensando o que vai fazer com ela? Quem sabe ela não aguarda um empurrãozinho para deixar o ambiente mais vistoso!

Se você quiser saber mais sobre cadeiras ícones, a ETEC Carlos de Campos comemora seus 110 anos com uma exposição permanente de miniaturas de cadeiras doadas para a escola.

Vamos lá fazer a dança das cadeiras.

Até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta