O que são bandhas?

Dolce Yoga

Michelle Duarte

Corpo e mente trabalham sempre em conjunto atuando um sobre o outro. E como já falei anteriormente, o yoga trabalha a mente através do corpo, e dessa forma ao purificarmos o corpo obtemos o domínio da mente, ou seja, não seremos escravos de nossas emoções e pensamentos. Uma das técnicas de purificação do corpo e da mente, descritas nos textos clássicos do Hatha Yoga é a ativação dos bandhas. Bandha significa fechar, atar, amarrar ou ainda bloquear.

Os bandhas são contrações do corpo físico em regiões especificas onde plexos, nervos, órgãos e glândulas, que estão relacionadas aos chakras, centros canalizadores do fluxo energético, tem como objetivo trazer a energia que se encontra adormecida na base da coluna, no Mulladhara chakra, desatando os nós psíquicos que impendem que essa energia se eleve ao longo da coluna vertebral, no principal canal energético denominado de Sushumna Nadi, até o nosso chakra espiritual Sahasrara.

Ao elevar essa energia aumentamos o nosso Agni ou fogo digestivo, também entendido como metabolismo, nesse sentido digerimos não apenas os alimentos, mas tudo o que absorvemos através dos sentidos inclusive nossas emoções. Quando nosso Agni funciona adequadamente removemos o “lixo” interno e estaremos mais aptos na busca do recolhimento das flutuações da mente e ao encontro do estado de Samadhi.

Os 3 principais bandhas são Mullabandha , Uddhiyana bandha e Jalandhara bandha.

Mullabandha envolve a área entre o umbigo e o assoalho pélvico. A ativação desse bandha se dá pela elevação da musculatura pélvica, que acontece na raiz do períneo, puxando para cima o assoalho pélvico e através dessa elevação uma energia chamada de Apana vayo, que tem seu curso natural descendente é forçada para cima, estimulando o despertar da energia adormecida chamada de Kundalini.

Uddhiana bandha envolve o diafragma e a região inferior do abdômen.  Ao contrair o baixo abdômen para dentro em direção a coluna e para cima, trazendo a elevação dos órgãos e sugando o ventre para dentro. Com essa retenção na região inferior abdominal auxiliamos a energia que foi despertado pelo Mullabandha a continuar o seu caminho ascendente pela coluna vertebral.

Jalhandara bandha envolve o pescoço e a parte superior da coluna. Através da pressão do queixo contra o topo do osso externo, essa pratica estimula uma rede de canais de energias sutis, chamados de Nadis nessa região que assim completam a ascensão da kundalini.

Os bandhas podem ser executados com exercícios respiratórios e também em alguns asanas, posturas do Yoga. Podemos praticá-los isoladamente em algumas posturas invertidas, sentados com a coluna ereta e deitados de costas. Quando alcançamos o domínio da execução dos 3 bandhas podemos praticá-los juntos simultaneamente o que é chamado de Maha Bandha.

A pratica conjunta de asanas, bandhas, exercícios respiratórios e meditação (dhyana) conduzem o praticante no caminho da autorrealização.

Busque sempre um professor qualificado para aprender a executar gradativamente qualquer uma dessas técnicas antes de tentar praticar sozinho.

Namastê.

Se você está gostando desses artigos e sentiu vontade de experimentar uma aula de Yoga, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou Instagram. Eu te convido a participar de uma de minhas aulas.

Michelle Duarte é professora de Hatha Yoga e Meditação, empreendedora e mãe. Formada em design gráfico, encontrou no Yoga seu verdadeiro propósito de vida: levar autoconhecimento, bem-estar e realização ao maior número de pessoas.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta