Cidadania no SPFC em primeiro lugar!

Tricolor na Dolce

com Mara Casares

Passando aqui para contar uma coisa muito importante, da qual o SPFC tem orgulho de ser um dos pioneiros.

Vamos lá é sobre os PCD, sigla internacional.

Há tempos, sabe-se do desejo dos pais de PCD (Pessoas com Deficiência), em verem seus filhos, filhas inseridos em grupos sociais. A iniciativa de tornar isso foi possível, através do esporte, surgiu exatamente com os gêmeos Luis e Wilson Celis, sócios do clube. São garotos muito ativos e extrovertidos que manifestaram o desejo de criar uma turma que abrangesse os PDC do clube social.

Pois bem, eles procuraram Antônio Donizete Gonçalves, o Dedé, diretor do DEA na ocasião em 2013, e ali foi plantada a primeira semente e a ideia abraçada.

Uma primeira turma foi formada no final de 2014, porém com atividades ainda um pouco tímidas e por diversas razões ficaram inativas por período, especialmente durante a pandemia, mas foram retomadas agora em 8 de julho de 2022.

Diante de uma necessidade premente de atenção e muitas demandas de associados, surgiu Marcelo Lovece, sócio ativo há mais de 20 anos sem interrupção, pai de 4 filhos criados no clube social, tendo um deles com PCD. Marcelo procurou nosso Diretor Geral, para retomar o que estava adormecido, levando as demandas atuais que estavam precisando da atenção imediata do nosso social. Assim, Dedé o chamou para tomar a frente como Diretor Adjunto dos PCD da Diretoria Geral Social, nada melhor para assumir do que um pai de PCD.

Com a nova direção, hoje o clube acompanha em área específica, 20 jogadores com idades entre 13 e 35 anos de idade. A retomada das atividades fora marcada com muita alegria, risadas, abraços e até choro de emoção quando o novo Diretor homenageou os irmãos, que lá atrás tiveram uma visão de que tudo tem um jeito e não que existem diferenças pensando neles e nos demais.

Lovece, como nós do SPFC, viabiliza pequenos sonhos e recentemente recebeu uma missão do nosso Diretor Geral para atender, no que possível, cadeirantes são-paulinos que tenham desejos de assistir um jogo no estádio do Morumbi, levando-os para uma homenagem. Recentemente, um paciente de uma clínica odontológica desde pequeno, e hoje é um grande Campeão Brasileiro de Bocha Adaptada PCD e a pedido de seu dentista realizou seu sonho. E assim por diante.

Hoje temos esta missão designada ao Lovece, que sente-se extremamente útil e agradece sempre ao Dedé por este ter tido a sensibilidade e o entendimento da necessidade de retomar a gestão deste projeto, tão essencial e importantíssimo dentro das organizações.

Ele é um pai, diretor e nós todos agradecemos e confiamos no seu desempenho e dedicação, para que tenhamos a cada dia mais novidades neste projeto de acessibilidade para todos!

Convido a todos a conhecer esses grandes meninos e meninas nos jogos das sextas-feiras!

Uma outra menção valiosa que faço aqui é para o trabalho social que Enzo R. Santucci faz com as pessoas com deficiência visual. Ele é dono da Layr, empresa que produz fornos, fogões e churrasqueiras elétricas. Ele adaptou seus fornos para que estas pessoas possam usá-los sem correrem qualquer riscos de acidentes. Enzo é um dos patrocinadores do nosso novo Espaço Gastronômico da área Social, fornecendo seus produtos, especialmente estes adaptados para a inclusão social de PCD.

Esta é a Diretoria Social do SPFC, trabalhando para seus sócios e preocupada em levar a inclusão social a todos!

Até a próxima!

Mara Casares é Advogada, Conselheira Eleita no São Paulo Futebol Clube e à frente da Diretoria Feminina do Clube Social.

Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é o time brasileiro com o maior número de títulos internacionais, único no país a ostentar três títulos mundiais (1992, 1993 e 2005) e o primeiro time do Brasil a se consagrar três vezes campeão da Taça Libertadores da América. Com uma base cerca de 20 milhões de torcedores, é reconhecido mundialmente pelas suas três cores (vermelho, branco e preto) e por ser também um celeiro de craques de nível internacional e que defenderam e foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira.

São Paulo Futebol Clube
Av. Jules Rimet, Portão 7. Morumbi, São Paulo – SP. CEP 05653-070.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta