Higiene do sono – Confira seis dicas para dormir melhor e aprender mais

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Júlio Caballa

As avós já diziam que criança precisa dormir bem para acordar com a mente fresca e aproveitar bem o dia na escola. E a ciência dos nossos tempos confirma a tese! Para quem quer ter melhor desempenho na escola, dormir bem é fundamental. Mas será que é fácil? O Colégio Anglo Morumbi listou seis dicas para uma boa higiene do sono.

Nos últimos anos cresceu o número de estudos científicos que relacionam a qualidade do sono ao aprendizado. “O sono desempenha um papel crítico na aprendizagem e na memória a longo prazo. A falta de sono prejudica a capacidade de uma pessoa se concentrar e aprender com eficiência”, conta o coordenador do Ensino Médio do Anglo Morumbi, Julio Caballa.

Ele explica que, para a formação de memórias de longo prazo, precisam ocorrer as etapas de aquisição, consolidação e recordação. “Tanto a aquisição quanto a recordação são funções que ocorrem quando estamos acordados. Entretanto, a consolidação se faz por meio de um sono restaurador. Sem sono adequado o cérebro tem dificuldades para absorver e relembrar novas informações. O sono reequilibra as sinapses no cérebro, diminuindo os espaços entre os neurônios para prepará-los para o novo dia de aprendizado”, explica Caballa.

Atividade física

Para quem quer aproveitar as férias de julho e se preparar para ter um segundo semestre de sucesso nas atividades escolares, seguem as dicas do coordenador do Anglo Morumbi:

– Seja aliado da tecnologia. Use ferramentas digitais para rastrear seus padrões de sono, como Oura Ring, FitBit e aplicativos de saúde;

– Crie um ambiente tranquilo. Um espaço agradável pode ser um convite para relaxar e cochilar. Organize seu quarto para criar um ambiente silencioso, escuro, relaxante e com temperatura confortável;

– Defina uma rotina de sono. Crie um horário para ele, junto com uma rotina para antes de dormir e rotinas diárias. Estes hábitos ajudam a tornar o sono de qualidade um processo quase automático. Decida quando acordar e dormir, e cumpra isso;

– Tenha uma boa dieta. Além de evitar cafeína e estimulantes antes de ir para a cama, tente comer mais alimentos integrais e menos alimentos processados;

– Mantenha-se ativo. O exercício físico ajuda a regular o sono e pode ajudar a combater distúrbios como insônia e síndrome das pernas inquietas;

– Fique na luz. Ao longo do dia, procure obter mais exposição à luz natural, seja sentado perto de uma janela ou caminhando.

Alimentação saudável
Atividade física

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Júlio Caballa é coordenador do Ensino Médio do Anglo Morumbi

@juliocaballa

 

Colaboração da pauta:

Lupacom Comunicação | @lupacom_oficial

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta