Em Ubatuba existe um passeio pouco conhecido que vale a pena a viagem. Ali você verá história e lugares lindos para se banhar no mar
Localizada em Ubatuba, a Ilha Anchieta é um parque Estadual cuja área está sob proteção ambiental desde 1977. Gerido pela Fundação Florestal, o parque é conhecido por ter uma grande variedade de fauna como, por exemplo, sabias, juritis, macacos, tartarugas, garoupas, lagartos e quatis. Ao todo são 17 quilômetros de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica.
Mas a ilha também é conhecida por abrigar até 1955 um presídio estadual. Em meados de 1952, houve uma grande rebelião – uma das piores do sistema carcerário brasileiro, superada apenas pelo massacre do Carandiru, em 1992. O episódio resultou em 108 presidiários mortos e dez funcionários também mortos. Esse ato foi um dos estopins para que o presídio fosse desativado e se criassem outros locais prisionais. O evento virou filme cujo título foi Mãos Sangrentas.
De lá para cá, pouca coisa mudou na ilha, inclusive são mantidas as ruínas dos prédios do antigo presídio. Os visitantes podem usufruir de caminhadas ecológicas, mergulhar em águas claras, explorar um rico patrimônio histórico e contemplar a linda paisagem da ilha. Porém, não é permitido acampar, pescar, retirar do mar ou dos costões qualquer espécie de flora e fauna.
Por ano, a Ilha recebe 90 mil turistas ávidos por conhecer o Parque Estadual. Aberta diariamente das 9 às 17 horas, é cobrado uma taxa de visitação cujo valor deve ser confirmado no ato da compra. Exceções de visitação acontecem às quartas-feiras entre os meses de abril e novembro, quando a Ilha está fechada para manutenção das instalações.
A Ilha Anchieta não tem nenhum tipo de comércio, então é preciso levar tudo o que você precisar. Os aventureiros que forem fazer trilhas devem levar sapatos fechados, pois é comum ter cobras no caminho.
Recentemente, a Fundação Florestal lançou um edital que dá permissão de uso do local por dez anos e abrange as sete praias da ilha, além da capela do século XIX e da maioria das edificações ligadas ao antigo presídio. No entanto, esse edital tem gerado uma divisão de pontos de vistas, pois parte dos moradores da região defendem que seria preciso uma pesquisa e um estudo para verificar o impacto dessa permissão.
Por hora, a Ilha Anchieta é um reduto de viajantes que deseja conhecer um pouco da história do local e quer ver a Mata Atlântica e sua fauna e flora. Converse com o seu agente de viagens que poderá te dar as informações necessárias.
Este artigo é um oferecimento:
Faça parte desta aventura!
Av. das Nações Unidas, 12551
17º andar – São Paulo – SP
+55 11 99919 1010
contato@abtours.com.br
@abtoursviagens
@tripdicasab
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!