Triagem neonatal é essencial para a saúde dos bebês

Indicada para os primeiros meses de vida, a série de exames da triagem permite diagnóstico precoce de doenças e evita atrasos no desenvolvimento da criança, observa pediatra

Identificar precocemente uma série de doenças graves ainda nos primeiros dias ou semanas de vida do bebê para iniciar tratamento correto e promover acompanhamento médico que podem evitar óbitos ou sequelas. Estes são os objetivos do conjunto de exames inseridos na triagem neonatal. São testes como o da bochechinha, do pezinho, o da orelhinha, da linguinha, do olhinho e do coraçãozinho e da bochechinha, que se complementam e permitem um quadro amplo da saúde do bebê nos primeiros dias.

A médica pediatra do Grupo Sabin, Dra. Georgette Beatriz de Paula, explica que esse rastreamento de doenças logo após o parto permite detectar possíveis enfermidades e anomalias em tempo hábil para dar início ao tratamento adequado. “Fazendo a triagem, temos acesso a dados detalhados para chegarmos a um diagnóstico preciso e eliminarmos ou reduzirmos possíveis sequelas e/ou outras complicações se algum problema for detectado”, esclarece.

A especialista observa que atualmente o teste genético da bochechinha é o mais abrangente da triagem neonatal, já que ajuda a identificar alterações em mais de 380 genes associados às doenças tratáveis. “A coleta é rápida, indolor e eficaz. A partir do material coletado, é feita uma análise do DNA do bebê e acessamos centenas de condições genéticas, desde as endócrinas, metabólicas, condições de manifestações renais, pulmonares, neurológicas, dentre muitas outras”.

Além disso, a especialista reitera que o exame disponível no portfólio do Sabin também entrega diagnóstico da Atrofia Muscular Espinhal (AME). “A AME é uma doença rara, degenerativa e sem cura. É uma herança genética que interfere seriamente na capacidade do corpo produzir a proteína fundamental para a sobrevivência dos neurônios motores que são responsáveis, por exemplo, por ações rotineiras, como respirar, engolir”.

Segundo a pediatra, um dos primeiros sinais da doença é a perda de controle e força muscular, ainda não percebida nos primeiros dias de vida da criança. “Por isso, é imprescindível termos um diagnóstico rápido para iniciar o tratamento o quanto antes e proporcionar qualidade de vida ao bebê. A celeridade e precisão do teste genético da bochechinha garantem diagnóstico rápido e correto possibilitando acompanhamento clínico”, explica a pediatra.

Ela detalha também que o exame pode ser realizado com comodidade na casa do paciente ou diretamente nas unidades do Grupo Sabin com agendamento prévio “Não há exigência de pedido médico, e pode ser feito no primeiro dia de vida”. Outro fator positivo apontado pela pediatra é a agilidade. “Os resultados ficam prontos em até 15 dias úteis”.

Outra observação importante é que mesmo sendo considerado mais abrangente, o teste genético da bochechinha não exclui os outros exames fundamentais das triagens neonatais. “Os outros testes inseridos no rol da triagem complementam e permitem a identificação de condições clínicas que podem ter sua evolução modificada com o diagnóstico precoce. Todos eles são essenciais para o início da vida. É um cuidado importante e pode ser decisivo para o acompanhamento do desenvolvimento e saúde da criança.” detalha.

Serviço: O Teste Genético da Bochechinha está disponível no portfólio do Grupo Sabin, que conta com mais de 7 mil exames de análises clínicas, diagnósticos por imagem, e serviço de vacinas e check-up executivo. Em Campinas, o exame pode ser encontrado diretamente nas unidades e também pode ser adquirido no espaço virtual.

No site, é possível conferir o portfólio completo da empresa.

Para mais acompanhar as novidades sobre o Grupo Sabin, acesse o LinkedIn .

Grupo Sabin e as parcerias que potencializam a gestão de saúde

Consolidado com um dos maios players nacionais do segmento, a empresa investe há mais de três na participação de capital e incubação de healthtechs. Há mais de 36 anos dedicados à medicina diagnóstica, o Grupo Sabin se reinventa ano a ano e mesmo diante de um cenário adverso, como o da pandemia, a empresa anunciou ao mercado a criação do Kortex Venture, um dos maiores fundos de Corporate Venture Capital de saúde no Brasil, e um dos mais importantes da área a promover investimentos em startups nacionais e estrangeiras, com foco em empresas de saúde e tecnologia para saúde. O fundo é resultado da união da expertise e capilaridade de dois dos mais importantes grupos de saúde do país: o Sabin e o Fleury. Indo além do conceito “smart money” e se posicionando como um fundo de “strategic money”, o Kortex lança aportes em startups que tenham sinergias com os negócios de ambas as companhias e atua como o elo centralizador de informações, identificando oportunidades, avaliando a tomada de ações para gerar valor nas empresas investidas.

Ainda em 2020, também lançou o Skyhub, o primeiro hub de inovação dentro de uma empresa de medicina diagnóstica no Brasil, com o propósito de contribuir com startups de todo o país e fortalecer continuamente o disruptivo ecossistema de inovação no País. O espaço é totalmente inovador onde healthtechs, biotechs e medtechs têm acesso facilitado ao know how dos profissionais e técnicos do Sabin e conhecem um pouco mais sobre a rede de negócios da empresa. No mesmo ano, o Grupo Sabin anunciou aporte de 12% na Prontmed, empresa que oferece soluções para gestão de saúde populacional e integra consultórios, hospitais, laboratórios e operadoras/seguradoras, e na bem.care, startup que disponibiliza serviços de saúde por assinatura para produtos disponíveis na sua plataforma (consultas e exames, saúde e bem-estar, saúde emocional, seguros e medicamentos). Outro avanço importante foi o investimento na Women Entrepreneurship (WE), projeto que inspira o empreendedorismo de startups lideradas por mulheres. O Sabin é uma das empresas investidoras no programa que está dedicada à vertical energia, IOT e saúde.

Em 2018, realizou aporte de um milhão de dólares na Qure, venture capital e incubadora israelense, líder mundial em saúde digital, que pertence ao fundo de investimento israelense OurCrowd. A aceleração das startups da Qure permite o acesso a tecnologias disruptivas de centros de referência para novos modelos de negócio em medicina de precisão, inteligência artificial, diagnóstico remoto, segurança de dados e biologia molecular. No mesmo ano, o Grupo também realizou investimentos na área de atenção primaria à saúde.

Para conferir mais detalhes, acesse: https://www.sabin.com.br

Colaboração da Pauta

FSB Comunicação

Viviane Mélem
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta