A casa, nossa primeira escola

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Helena Campos

Desde muito pequenos, aprendemos que a escola é o nosso primeiro grupo social; mas, a verdade é que é na nossa casa que esse grupo se constrói.

Quando pensamos na primeira escola, acreditamos que as crianças só aprendem nesse ambiente, o que passa a ser um equívoco, pois a criança é estimulada a aprender desde os primeiros anos de vida, o que nos faz refletir sobre a importância do ambiente familiar.

Em casa, aprendemos as regras básicas de convivência, diálogo, gestão de conflitos e rotina, parte dos hábitos alimentares e de higiene, assim como sobre o mundo que cerca a criança e suas experiências, provocando o que chamamos de letramento, condição que antecede a alfabetização.

Produção de massinhas para teste de condução de eletricidade

A casa ou o lar é nossa primeira escola, sem dúvida, aprendemos nesse ambiente a chamada educação informal, que é caracterizada pelos valores, crenças, comportamento e modo de pensar, apreendidos e desenvolvidos com os familiares e a cultura familiar existente.

Desta forma, quando pensamos na formação de crianças e adolescentes precisamos refletir sobre o modelo que temos oferecido e em como gerimos o diálogo, as emoções e problemáticas que o mundo atual nos oferece, sabendo que as soluções precisam partir de reflexões saudáveis, que ofereçam segurança e uma comunicação assertiva, buscando uma solução que atenda da melhor maneira a todos.

Saída pedagógica para o Museu do Café - Santos/SP
Aula de matemática

A casa, nossa primeira escola, não vai nos privar de vivenciar experiências humanas como a dor e a frustração, mas poderá fortalecer as habilidades socioemocionais básicas para aprendermos a lidar com elas, na vida fora de casa. Essa é uma dificuldade do século XXI, a falta do diálogo entre as pessoas, fator que aumentou com a globalização e a expansão da tecnologia, privando a todos das conversas mais afetivas e saudáveis, orientadas pela cultura familiar pautada no respeito, no cuidado e no sentir.

Desta forma, a escola ganha um novo papel, incorporar o ensino com qualidade e efetividade, as relações e a construção das competências sócio- emocionais, ensinando os estudantes a conhecer a si e ao outro, cuidando não apenas das aprendizagens acadêmicas, mas construindo assim, uma comunidade acadêmica de valor e com atitudes sociais e solidárias, com pessoas que sabem compreender o outro e a si mesmas, capazes de ouvir e de se colocar com empatia, respeitando, valorizando as diferenças e as relações humanas.

Escrevendo algo significativo para o colega de sala - Conta bancária emocional
Aprendendo fazer pintura mágica - Ateliê de Artes

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Helena Campos é professora do 2º ano do Fundamental Anos Iniciais no Colégio Anglo Morumbi

@helenacampos3101

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta