Internações de crianças com doenças respiratórias sobem 30%, mas é possível se prevenir

Casos envolvendo crianças de até 5 anos cresceram exponencialmente, mas estudos da líder brasileira em apiterápicos mostra como reforçar a imunidade de um jeito simples

O aumento do controle sobre a pandemia possibilitou a reabertura de creches e escolas, o que expôs muitas crianças nascidas a partir de 2019, pela primeira vez, a uma série de agentes patogênicos. Segundo o Ministério da Saúde, as internações de crianças por síndrome respiratória aguda grave cresceram 30% nos quatro primeiros meses de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, sobrecarregando sistemas de atendimento que também lidam, hoje, com o impacto do tempo seco em muitas regiões do Brasil. Com isso, elevou-se a atenção dos pais em relação às recomendações de especialistas para reforçar a imunidade e preservar a saúde das crianças, entre elas o consumo da própolis.

De acordo com a Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e chefe da área de pesquisa e desenvolvimento da Apis Flora, líder brasileira em apiterápicos, a própolis equilibra o sistema imunológico, previne doenças e assegura respostas mais rápidas durante tratamentos. “O uso da própolis é importante nos quadros gripais e demais comprometimentos respiratórios, ajudando no controle do processo inflamatório através da ativação de mecanismos imunorreguladores”, afirma a especialista da Apis Flora, empresa que detém a patente do EPP-AF®: único produto à base de própolis química e biologicamente caracterizado, com eficácia e segurança pré-clínica e clínica estabelecidas.

“Realizamos um estudo experimental, no qual foi demonstrado que a própolis EPP-AF® possui efeito anti-inflamatório, inibindo tanto inflamações agudas, quanto crônicas, inclusive reduzindo a inflamação pulmonar decorrente de agente bacteriano. Este efeito deve-se a um potencial imunomodulador da própolis EPP-AF®, que estimula a liberação de citocinas que regulam a resposta inflamatória como, por exemplo, a interleucina 10”, acrescenta a Profª Dra. Flávia Nascimento, líder do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, responsável por explorar os efeitos desse extrato de própolis que é resultado de mais de 25 anos de pesquisas conduzidas pela Apis Flora em parceria com diversas universidades brasileiras.

Foco nos pequenos

A linha PROPOMAX® Kids conta com sete produtos, todos com tecnologia exclusiva Apis Flora EPP-AF® iCaps, em que há a microencapsulação dos compostos da própolis. Desse modo, o aroma e sabor amargos, característicos da própolis em sua forma natural, são atenuados para agradar o paladar sensível das crianças, mantendo, porém, a alta concentração dos bioativos em todas as versões. As opções disponíveis em farmácias e drogarias de todo o Brasil são o PROPOMAX® Kids 140 ml sabor Frutas Vermelhas (Pronto para Uso); PROPOMAX® Kids – Gomas sabores Morango e Laranja (sem açúcar); e PROPOMAX® Kids Spray disponível nos sabores Tutti-frutti, Menta, Laranja e Uva.

Conforme explica a Dra. Berretta, os sprays antissépticos bucais são recomendados principalmente para serem administrados durante o aparecimento dos sintomas nas crianças: “Com isso, haverá uma remissão mais rápida dos sinais da doença, quando comparado a quem não faz uso desses produtos. Isso ocorre em função da resposta anti-inflamatória que a própolis desencadeia nesses casos, por meio da imunorregulação”, salienta a farmacêutica, que nos últimos dois anos também esteve envolvida em estudos, ao lado de especialistas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, sobre os efeitos da própolis na regulação da resposta imunológica em casos de alergias e infecções nos pulmões.

Saúde e diversão

Os lançamentos PROPOMAX® Kids têm um exclusivo licenciamento do filme DC LIGA DOS SUPERPETS®, animação da Warner Bros. lançada no último mês de julho e atualmente em cartaz nos cinemas. A parceria entre Apis Flora e Warner visa auxiliar pais e cuidadores no suporte às crianças durante a implementação de uma rotina de hábitos saudáveis, pois além de serem uma escolha que visa fortalecer a imunidade dos pequenos, propiciam um momento de interação, trazendo personagens do filme, em embalagens divertidas.

Fundada em 1982, a Apis Flora é líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais. A empresa é reconhecida por investir regularmente em pesquisas voltadas ao desenvolvimento do setor no Brasil e, para isso, conta com parcerias com instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento ao desenvolvimento – como USP, UNICAMP, UNESP, FAEPA, CNPq, FAPESP e FINEP. A partir dessas parcerias, já conquistou a publicação de mais de 130 estudos que envolveram mais de 400 pesquisadores, além da aprovação de seis patentes, entre elas a do EPP-AF®, um extrato de própolis padronizado e exclusivo que compõe diversos produtos do portfólio da marca, incluindo o PROPOMAX®, utilizado no estudo inédito no mundo que mostra os benefícios desse extrato de própolis para o tratamento da COVID-19. Além de serem comercializados no Brasil, os mais de 100 produtos do catálogo da Apis Flora também são exportados atualmente para mais 30 países, incluindo China, Estados Unidos, Japão e França.

Colaboração da Pauta:

PR Consulting Americas

Fernanda Martinelli
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta