Por que você ainda segue o modelo de trabalho criado para outra época?

Dolce Capital Humano

Paula Rotta Assis

O futuro do trabalho é assíncrono e essas empresas estão liderando o caminho, mas afinal, o que é e quais as diferenças entre trabalho síncrono e assíncrono?

O trabalho síncrono, é aquele que todas as pessoas do time trabalham ao mesmo tempo, realizando e produzindo ao mesmo tempo todos os dias da semana, criando entregas repetíveis com níveis de energia consistentes.

Já o trabalho assíncrono, todos do time trabalham quando acham melhor, aqui leva-se em conta que pessoas diferentes têm necessidades diferentes, possibilitando flexibilidade e liberdade reais.

Esse cenário se intensificou diante da consolidação dos modelos híbrido e remoto, e é muito comum as pessoas terem rotinas e agendas diferentes. Como o home office parcial ou integral veio para ficar as empresas que estão se adaptando a isso estão saindo na frente.

Saiba que 76% das pessoas se sentem mais produtivas trabalhando à distância. Porém, as organizações precisam tomar cuidado em tornar um ambiente de tensão, no qual profissionais se tornam reféns de mensagens instantâneas, e-mails e aplicativos de comunicação. 

Assim como a linha de montagem revolucionou a maneira como são fabricados os automóveis, o trabalho assíncrono pode revolucionar o jeito como a gente realiza o trabalho remoto. Mas para isso precisamos entender quais ações devemos realizar para manter um ambiente saudável, e é isso que quero colocar neste artigo.

Primeiro quero descrever alguns motivos no qual você deva adotar o trabalho assíncrono:

  1. Entendo que seja um ambiente mais justo, partindo da ideia que pessoas diferentes tem necessidades diferentes, o trabalho síncrono pressupõe a igualdade, o que cria desigualdades, pois as pessoas têm preferências e circunstâncias de vida distintas;
  2. Com este modelo de trabalho é possível reter os melhores talentos, com o trabalho assíncrono você abre as portas para excelentes candidatos em todo o mundo que não conseguiriam trabalhar para você de outra maneira;
  3. A cultura assíncrona promove uma cultura de transparência na organização, os colegas de time podem não estar trabalhando ao mesmo tempo ou no mesmo lugar que você, mas conseguem olhar por cima dos seus ombros e saber o que está acontecendo. Dê tranquilidade para o time deixando que realizem comunicação e trabalho assíncronos.

Preciso também deixar claro aqui, que o trabalho assíncrono em algumas situações não funciona, como por exemplo:

– Emergências: aqui a comunicação instantânea é fundamental;

– Apresentações do time: é melhor utilizar a apresentação em tempo real para causar um impressão melhor;

– Confraternizações: é possível criar vínculos por meio de comunicação assíncrona, mas o desenvolvimento de relacionamentos é realizado melhor em tempo real.

Para ter sucesso na sua organização com o trabalho assíncrono eu sugiro as seguintes ações:

Estabeleça horários e comunique: tudo bem que as pessoas tenham rotinas diferentes, é importante definir qual será a hora de início e de término das atividades, e a indicação de pausas na agenda, assim todos ficam cientes de quem está disponível e quando.

Respeite as pausas: A ideia é que as pessoas só sejam acessadas ou respondam mensagens durante o expediente, para criarem um limite claro entre vida pessoal e profissional. 

Promova confiança: dar pequenos passos em direção à tranquilidade de saber que todos estão fazendo o que precisa ser feito, a confiança é construída por meio de ações que demonstram alto grau de competência e intenção correta.

Estimule a comunicação clara: feedback ainda continua sendo a melhor ferramenta para que as pessoas tenham a tranquilidade de saber no que estão indo bem e no que precisam melhorar. Informe ao time quais são as estratégias da área ou da organização, e quais são as etapas para alcançar esses objetivos.

Garanta o propósito do trabalho de cada um: uma forma de engajar as pessoas é garantir que o trabalho que elas realizam tenha um propósito. Deixar de ouvir a equipe, desmotivá-la, mudar os objetivos repentinamente, é a forma que os líderes podem matar esse significado.

Preocupar-se com a saúde: Ações simples como programas focados no bem-estar emocional e no incentivo à prática de atividades físicas, ajudará a promover a cultura de ambiente saudável e mais produtivo. Aliás pessoas saudáveis produzem mais.

Finalizo este artigo lembrando que todos dentro de uma organização tem a responsabilidade de proporcionar clima e relações saudáveis, independentemente do modelo de trabalho.

Paula Rotta Assis é graduada em Gestão de Recursos Humanos, formada como Orientadora de Carreira e Analista Comportamental. Atua no mercado corporativo há mais de 10 anos estruturando e implantando áreas de Recursos Humanos. Lidera equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta