Artes e sua importância na formação das crianças

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Professora Silmara Gualtieri

Antes de uma criança falar, ela canta. Antes dela escrever, ela desenha. Assim que fica de pé, a criança dança. Arte é fundamental para a expressão humana.” Essa frase da atriz Phylicia Rashad nos faz perceber o quanto a arte está presente em nosso cotidiano desde os primeiros meses de vida.

Ao contrário do que a grande maioria pensa, as atividades artísticas, como pintar, desenhar, recortar e modelar desenvolvem muito além da coordenação motora. Elas desenvolvem a percepção, a sensibilidade, a observação, a criatividade e o conhecimento. O contato com a arte na infância possibilita o desenvolvimento cognitivo por meio de pequenos estímulos que facilitarão a aprendizagem formal na escola.

Nas aulas de Arte, os alunos exercitam a sua capacidade de criar e de expressar suas emoções e pensamentos. Por intermédio da experimentação de diferentes materiais, a criança aumenta o seu repertório e as possibilidades de criação, descobrindo muitas vezes habilidades que estavam adormecidas.

Colagem
Escultura

Independente da atividade a ser realizada, é importante dividi-la em três momentos:

  1. O primeiro é o do conhecer, quando a criança aprende pela observação de imagens.
  2. O segundo momento é o fazer em que se vivencia o que aprendeu de forma lúdica, desenvolvendo sua percepção e sua criatividade. 3. E o terceiro momento é o de apreciar a sua produção e dos colegas, desenvolvendo assim a sensibilidade.

É muito importante respeitar a criação dos pequenos! O senso de estética nessa fase não deve ser definido pelos adultos. Precisamos compreender que a criança é um ser em formação, por isso, censurar pode fazer com que ela se feche e pare de criar genuinamente.

Crescer com arte ajuda o ser humano a compreender o seu mundo interno e o mundo que nos rodeia, formando assim, adultos mais felizes.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Professora Silmara Gualtieri é docente de Educação Artística para o Fundamental Anos Iniciais, de 2º ao 5º ano no Colégio Anglo Morumbi

@silgualtieri

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta