Dia do Gamer: conheça 5 cursos para área de jogos digitais

Ramo de games do Brasil está com destaque internacional; momento é positivo para formação na área

Imagem por fxquadro em Freepik

O mercado de games do Brasil, o maior da América Latina, está em destaque em todo o mundo: segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), houve crescimento de 600% no número de exportações dos títulos desenvolvidos por profissionais do país. Ao todo, a receita estimada desse segmento foi de R$ 11 bilhões em 2021 e a expectativa é de que haja aumento de 6% em 2022.

De acordo com a coordenadora dos cursos de Ensino a Distância (EAD) da Faculdade Anhanguera, professora Michele Cristina Branco Santos, a oportunidade de exposição de grandes marcas no metaverso e a facilidade com que jovens lidam com telas são alguns dos fatores de sucesso desse mercado. “O cenário positivo cria vagas de emprego para trabalhadores qualificados. Com a grande demanda em novas produções, os graduados nessa área conseguem espaço no desenvolvimento de jogos em plataformas online”, explica.

Além da paixão por eletrônicos, a formação no campo da tecnologia é necessária para dominar técnicas de programação e para se aprofundar nas discussões sobre o IoT (internet das coisas, na sigla em inglês), segundo a acadêmica. Para os interessados em seguir carreira no ramo dos games, a especialista recomenda 5 graduações disponíveis pela Academia Tech da Anhanguera e pelos cursos em EAD e presenciais da Faculdade:

Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais prepara o estudante para todas as etapas de criação de um novo título. Uma vez graduado, o profissional será capaz de desenvolver narrativas, projetar, implementar, testar e divulgar jogos com apelo a diferentes públicos e poderá criar roteiros, dinâmicas e estratégias para entreter os jogadores e alavancar negócios.

Desenvolvimento Mobile

Dados da Abragames apontam que 74,5% da população joga com alta frequência, por conta de opções disponíveis em plataformas móveis. O profissional de Desenvolvimento Mobile consegue desenvolver softwares adequados para as especificidades de smartphones, como tamanho de tela, capacidade de armazenamento, consumo de memória, dados e de bateria, bluetooth e geolocalização.

Brasil se destaca no mercado de jogos digitais
Imagem por DCStudio em Freepik

Design Gráfico

A aparência dos games é um dos fatores de maior potencial para captação de diferentes públicos. Um dos caminhos possíveis para os graduados em Design Gráfico é a carreira como desenhista de jogos. O especialista está apto para estudar tendência de artes visuais, além de planejar e executar projetos gráficos para empresas do mercado de e Sports.

Engenharia da Computação

O engenheiro de computação tem familiaridade com o desenvolvimento de softwares e hardwares e pode contribuir para o universo dos jogos eletrônicos com suas habilidades específicas. Os formados por esse curso têm visão crítica para resolução de problemas e conseguem implementar sistemas, bem como modelos eletrônicos e computacionais.

Engenharia de Softwares

O engenheiro de softwares está focado nas demandas da área de Tecnologia da Informação e preparado para lidar com o desenvolvimento e programação de processos digitais. Dessa forma, o especialista é capaz de adaptar games para diferentes plataformas e trabalhar na atualização de jogos eletrônicos, além de atuar nas principais áreas do ramo, como: Arquitetura de Software; Gestão de Tecnologia da informação e Desenvolvimento de Software.

Imagem por DCStudio em Freepik

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

Colaboração da Pauta:

Ideal H+K Strategies

Pierre Cruz
pierre.cruz@idealhks.com 

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta