Medo de lidar com críticas pode provocar transtornos emocionais

Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera explica como autoconhecimento contribui para avaliar a opinião alheia

Medo de lidar com críticas pode provocar crises de ansiedade
Imagem por pressfoto em Freepik

Ter dedos apontados para si, com destaques negativos às características da personalidade, das atitudes ou da conduta profissional, representa um cenário capaz de provocar crises de ansiedade. O medo da crítica externa está relacionado ao receio de se sentir rejeitado por um grupo social e é natural do ser humano. De acordo com especialistas, o caso pode se tornar um problema quando evolui para um quadro de fobia e o indivíduo não consegue lidar com a opinião alheia, com preocupação excessiva e dificuldade na superação.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Mariana Negri, a tendência a reagir às críticas é uma ação natural e as pessoas podem responder de várias formas, como com explosões de humor ou com a introspecção. “As reações vão depender de diferentes fatores, principalmente de como o comentário foi compartilhado e do olhar que o sujeito que recebeu a crítica tem de si mesmo”, afirma a docente.

O medo excessivo pode inibir o indivíduo criticado até quando ele estiver em situações em que haja interações sociais (ligações telefônicas, falar em público, comer fora de casa) ou em que a pessoa corra o risco de ser observada (reuniões, festas, grupos de estudo). Dentre os sintomas mais comuns, estão o aceleramento cardíaco, tremores involuntários e a sensação de falha na memória ou interrupção de pensamentos, sintomas semelhantes a crise de ansiedade, muitas vezes confundido com ataques cardíacos.

Imagem por Freepik

AUTOCONHECIMENTO

Para lidar melhor com a crítica externa, a recomendação de especialistas é a de que seja feito um processo de autoconhecimento. “Para avaliar o que foi dito por outra pessoa é preciso ter como referência o pilar da autoestima e do autoconceito. Dessa forma, é possível identificar o que é um comentário destrutivo e o que pode ser utilizado para o crescimento pessoal, sem ficar vulnerável ao que os outros dizem”, afirma a professora da Anhanguera.

Sessões de terapia com um psicólogo qualificado podem apresentar caminhos para a compreensão de si mesmo, além de proteger a saúde mental e contribuir na melhora na qualidade de vida. “O movimento indicado é o da reflexão, não o da reação imediata”, aconselha.

TRABALHO

Críticas no ambiente de trabalho podem ser recebidas como um desafio por alguns, porém, é importante entender o motivo das afirmações feitas por líderes e colegas. “Além da autoanálise, a comunicação assertiva é fundamental para compreender o que foi dito e avaliar o que pode ser aproveitado para o desenvolvimento profissional”, afirma a professora. “Nesses casos, é aconselhável separar um tempo para conversar sobre as diferentes opiniões, separar o que é ou não é verdade e permitir o aprendizado”, finaliza.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

Colaboração da Pauta:

Ideal H+K Strategies

Pierre Cruz
[email protected] 

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta