Saiba quais são as profissões em alta para atuar no setor de eventos

Corporate

Especialista elenca os principais cursos para se profissionalizar e garantir destaque no mercado

Imagem por xb100 em Freepik

O setor de eventos é um dos que mais movimenta dinheiro por ano no Brasil, principalmente pelo fato de abraçar diversas áreas da economia do país. Segundo dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor é responsável por circular cerca de R$ 250 bilhões em eventos corporativos e R$ 17 bilhões em eventos sociais anualmente.

Com o crescimento do setor a oportunidade para trabalhar com eventos se torna um ótima opção para quem está buscando oportunidades na área. Quem deseja trabalhar com organização de eventos e está em busca de um curso para se especializar, Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos, separou os principais cursos superiores relacionados e indicados para atuar nessa profissão. Confira abaixo!

Eventos

A graduação em eventos é uma das principais para quem deseja ingressar no mundo de eventos. Sendo o mais focado de todos os cursos, ele prepara o futuro profissional em todos os aspectos que envolvem este mercado de trabalho, desde criação, planejamento, até a produção. Além disso, ele é voltado para diversos segmentos de eventos, como: culturais, corporativos, artísticos, esportivos, gastronômicos, turísticos, dentre outros.

Por ser um curso de curta duração, em média dois anos, ele é indicado para quem procura uma formação rápida ou para quem já trabalha na área e deseja se especializar.

Relações Públicas

Esse também é um dos cursos mais procurados para quem quer trabalhar com eventos. A graduação tem como objetivo preparar o profissional para trabalhar com a comunicação e a promoção da imagem de uma empresa institucionalmente ou de personalidades famosas.

Assim, o profissional de RP, como é conhecida a área, muitas vezes é o responsável pela organização de eventos com clientes, parceiros e público geral, cuidando de cada detalhe para garantir o devido destaque e a comunicação da marca da empresa ou da pessoa que ele está representando. O curso é um bacharelado que tem duração mínima de quatro anos.

Produção Cultural

Para quem está em busca de opções para trabalhar com diversos tipos de eventos o curso de Produção Cultural pode ser uma boa. A graduação capacita os profissionais para cuidar de todos os processos, desde a organização, planejamento até a execução.

No curso são abordados temas como: esportes, divulgação científica e também a área cultural. Dessa forma o profissional poderá atuar na produção de shows, espetáculos musicais, de dança e teatrais, exposições e congressos. O curso dura em média três anos.

Fotografia

Ter o registro de um evento é uma parte essencial dele, portanto a produção e captação de imagens e vídeos é um trabalho essencial. Sendo assim, o curso de fotografia pode ser uma boa opção para aqueles que desejam atuar nesta área. Um mercado que vem se tornando muito popular e aquecendo bastante a economia e oferece muitas oportunidades de trabalho é o de cerimônias familiares, como festas de aniversário e casamentos.

O curso de Fotografia é ofertado pela maioria das instituições como tecnólogo e dura cerca de dois anos.

Publicidade e Propaganda

Os profissionais formados no curso de Publicidade e Propaganda também têm bastante espaço em empresas que atuam com eventos e marketing. Publicitários podem atuar em companhias que organizam eventos institucionais para lançar produtos e serviços, ou interagir com os convidados e parceiros no próprio evento. O curso de Publicidade de Propaganda é normalmente um bacharelado e dura, em média, quatro anos.

Contudo vale ressaltar que, para quem deseja trabalhar com eventos, é indispensável que a grade curricular da faculdade escolhida contenha disciplinas que abordem esse tipo de produção e organização, além das matérias sobre relações públicas e comunicação interna.

A Even3 é uma startup de tecnologia que une pessoas e conhecimento, por meio de uma plataforma inteligente para organização de eventos acadêmicos, técnicos, científicos, empresariais e entretenimento, em formato híbrido, presencial ou online. A plataforma faz a gestão dos eventos através de ferramentas que agilizam o credenciamento e check-in, criação de certificados assim como aceleram a submissão de trabalhos, tornando as inscrições para todos os formatos de eventos mais ágeis, em um ambiente seguro e personalizável. Com esse formato, a empresa alcança também o mercado internacional. Além disso, a Even3 oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos de um jeito prático e rápido. Fundada em 2016, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, no último ano a startup registrou um crescimento de 169%, possibilitando a ampliação do time e o lançamento de novos produtos.

Colaboração da pauta:

Agência NoAr

Daniela S Albuquerque
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta