O profissional de Secretariado e os avanços no desenvolvimento das competências

Corporate

Oferecimento de NEW Consultoria e Recolocação

Em 30 de setembro comemoramos o dia do profissional de secretariado.

É um momento de celebração, mas também de algumas reflexões.

Você já pensou no desenvolvimento dessa categoria? E quanto ao reconhecimento, valorização? Como esses profissionais estão se desenvolvendo e se destacando no mercado de trabalho? Quais as competências exigidas e relevantes para o secretariado?

Vejamos algumas informações sobre educação por competência.

O termo competência começou a ser debatido pela comunidade acadêmica por volta da década de 80, mas foi a partir da década de 90 que passou a ser incorporado nos processos de reforma política protagonizados por autoridades nacionais em diversos países do mundo (BORGES, 2010).

Nos anos 90, na Suíça, a questão começa ser debatida no âmbito educacional e vários questionamentos vieram à tona. Será que o desenvolvimento de competências pode prejudicar o andamento dos saberes? Será que a utilização das competências pode limitar a assimilação dos saberes? Enfim, várias indagações foram feitas (PERRENOUD, 1999). Nas últimas décadas, surgiram algumas propostas educacionais e reformas inovadoras a fim de atenderem às exigências de uma sociedade (WITTACZIK, 2007).

Os estudos sobre carreira e gestão de pessoas mostram que algumas empresas estão admitindo, promovendo e demitindo por competências. A área de Recursos Humanos tem utilizado avaliação de competências como ferramenta para os processos seletivos. 

Nesse contexto, gestão por competências é um modelo que tem contribuído significativamente no cenário empresarial por meio da remuneração dos profissionais e a retenção de talentos. Mas mesmo com alguns avanços no assunto, ainda existem dificuldades operacionais para a implantação dessa atividade.

Ressalta-se que as competências individuais adquiridas e desenvolvidas pelos profissionais de secretariado devem agregar valor econômico para as organizações.  Percebe-se que em alguns estudos, as competências individuais em conjunto com as organizacionais oferecem um resultado surpreendente às empresas.

Observa-se que a velocidade exigida pelo mundo dos negócios afeta diretamente os profissionais que precisam desenvolver competências individuais de acordo com as organizacionais. Tais competências se comunicam o tempo todo dentro desse cenário dinâmico.

Atualmente, o profissional é responsável pela sua carreira, deve desenvolver competências individuais e permanecer competitivo para o mercado de trabalho.

De acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial, algumas competências devem fazer parte da rotina de muitos profissionais, incluindo a área de secretariado.

Pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, resolução de problemas complexos, coordenação, inteligência emocional, capacidade de julgamento e tomada de decisões, orientação para servir, negociação e flexibilidade cognitiva.

Podemos somar a essas competências outras muito importantes para essa profissão. São elas: flexibilidade, comunicação, liderança, gestão da informação, trabalho em equipe, amabilidade (ambição +humildade), adaptabilidade, entre outras.

Quando olhamos essas competências podemos ter uma ideia do desenvolvimento desse profissional.

Por esse motivo e outros, devemos parabenizar esse profissional tão importante no cenário corporativo.

Continuem estudando, se capacitando e demostrando essas e outras competências, seja nos trabalhos operacionais e nos estratégicos.

Parabéns, profissionais do Secretariado! Muito sucesso sempre! Vocês fazem a diferença!

Referências:

BORGES, C.J.P. O debate internacional sobre competências: explorando novas possibilidades educativas.139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2010.

PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes? Revista Pedagógica, Porto Alegre, RS, no 11, pp. 15-19, 1999.

WITTACZIK, L.S. Ensino por competências: possibilidades e limitações.  Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB, Blumenau, SC, v.2, no 1, p.161-172, 2007.

New Recolocação Consultoria e Mentoria Especializada em Jobhunter & Headhunter
é composta por:

Walkiria Almeida é Mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda Marketing. Tem mais de 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. É palestrante nacional e internacional, com destaque em sua participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique.  É membro do Comitê de Secretariado de Moçambique e Professora da FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas, no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e recebeu em agosto de 2020 o prêmio “Excelência acadêmica FMU”

Neusa Arneiro é Secretária, pós-graduada, com experiência de mais de 30 anos na área de secretariado executivo, trabalhando em grandes empresas multinacionais, atendendo C-Levels (diretores, VPs, CEOs).

Eneida Mastropasqua é Executiva de Recursos Humanos, há mais de 20 anos em Gestão Estratégica de Pessoas/Negócios, em empresas nacionais e multinacionais. Docente, Consultora, Palestrante, Mentoria & Coaching.

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta