Programa Fábricas de Cultura lança Núcleo de Moda com imersão gratuita para criadores periféricos

Com supervisão de Jaqueline Loyal, criadora do Movimento de Moda Periférica LOYAL, o novo projeto das Fábricas de Cultura oferecerá formações teóricas e práticas sobre a produção de moda nas periferias. Imersão contará com a participação dos estilistas Hisan Silva e Vicenta Perrotta

Divulgação | Fábricas de Cultura

O programa Fábricas de Cultura atua com o objetivo de incentivar a produção artística local e o protagonismo dos frequentadores das unidades localizadas nas zonas Norte e Sul, Região Metropolitana (Osasco e Diadema) e Vale do Ribeira (Iguape). E para continuar agindo neste sentido lança no dia 1º de outubro um novo projeto: o Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura para estudos e aprofundamento teórico e prático da moda periférica.

De outubro a dezembro deste ano, o Núcleo realizará a imersão experimental “Troca de Saberes: Qual sua Moda?” voltada para coletivos, criadores e fazedores de moda das periferias maiores de 16 anos, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Ao longo de 12 encontros formativos, os participantes terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros coletivos e artistas, enquanto são apresentados as novas técnicas de corte e costura, metodologias e meios de produção.

Os participantes também colocarão em prática os aprendizados para desenvolver, de forma coletiva, uma coleção que será apresentada em um desfile programado para o dia 10 dezembro como finalização desta imersão. Um público de até 280 pessoas poderá conferir os looks de forma gratuita no Teatro da unidade Jardim São Luís das 18h às 20h.

Neste primeiro momento, as atividades do Núcleo estarão concentradas na Fábrica de Cultura Jardim São Luís sob a supervisão de Jaqueline Loyal, publicitária, produtora cultural, afro-indígena e criadora do Movimento de Moda Periférica, o LOYAL. “Ter um Núcleo de Moda num espaço como as Fábricas de Cultura, que já são localizadas dentro das periferias, é uma possibilidade de movimentar e potencializar coletivos, fazedores e criadores de moda que vivem nesses territórios. Esses profissionais poderão explorar um espaço equipado com professores, estilistas e o mais importante: com arte e cultura. Ambas atravessam ‘o fazer moda’ e é o que podemos esperar do Núcleo”, conta Jaqueline.

Foto Lara Gonzalo

Durante o 1º encontro da “Troca de Saberes: Qual sua Moda?”, no dia 1º de outubro, às 15h, no Teatro da unidade Jardim São Luís, as pessoas interessadas poderão se inscrever para o conjunto de atividades imersivas que seguem até o dia 10 de dezembro. As inscrições, que são presenciais, ficarão abertas até o 3º encontro (15/10) ou até o preenchimento das 30 vagas. Depois disso, será aberta uma lista de espera para o caso de desistência. Apesar do foco ser artistas, criadores e coletivos da Zona Sul, o Núcleo de Moda aceitará interessados de todas as regiões periféricas da cidade de São Paulo tanto para as oficinas de curta duração como para o curso regular.

Os encontros programados para ocorrer aos sábados, das 15h às 18h, contam com a participação de estilistas de diversas localidades do país e cuja produção de moda periférica é referência nacional e reconhecida internacionalmente. Entre os artistas confirmados estão Hisan Silva, natural da Bahia, é um dos idealizadores e estilistas da marca Dendezeiro, que participará de forma online do 4º encontro chamado “Qual sua Moda? Por uma moda agênero, ajustável e atemporal, que ocorrerá no sábado, 22 de outubro; e a artista, ativista e estilista trans Vicenta Perrotta, que dará uma palestra e ministrará a oficina Transmutação Têxtil e a Pedagogia do Lixo”, no 6º encontro, dia 5 de novembro, sábado, das 14h às 18h30.

Em 2023 serão abertas as inscrições para a 1ª turma anual do projeto, que prevê módulos bimestrais teóricos (criação, negócios e indústria da moda) e práticos em laboratórios de corte e costura. O curso anual também busca colaborar com a construção crítica e sociocultural dos estudantes ao abordar questões relacionadas à representatividade, o espaço das periferias no mercado da moda, padrões corporais e o manifesto da contra moda. Por meio do Núcleo de Moda, o programa Fábricas de Cultura incentiva profissionais da moda, como costureiras e estilistas, e comércios, entre eles, os brechós, a se conectarem com os coletivos dos seus territórios para o desenvolvimento de uma moda diversa, sustentável e rentável.

A Fábrica de Cultura Jardim São Luís recomenda o uso de máscaras nos ambientes internos da unidade. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Foto por Wallace Chuck

Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura

TROCA DE SABERES: QUAL SUA MODA?

Serviço: Gratuito
Encontros formativos | Imersão na Moda Periférica
De 1 de outubro a 10 de dezembro — Sábados — das 15h às 18h.
Acima de 16 anos

Inscrições devem ser feitas diretamente na unidade Jardim São Luís

Vagas limitadas | 30
Local: Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Colaboração da pauta:

Assessoria de Imprensa

Mariana Lima
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta