Saída pedagógica pode contribuir para um aprendizado significativo?

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Gabriel Costa

Durante a fase escolar, os alunos estão inseridos em um ambiente de descobertas contínuas, seja na escola ou em casa. Mas engana-se quem pensa que somente nestes dois ambientes, familiar e educacional, os alunos aprendem. As descobertas e as constatações de algo em que só se conhecia na teoria estão presentes nas saídas pedagógicas promovidas pelo Anglo Morumbi, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Rubem Alves disse, certa vez, que “todo saber deve ser saboroso”. Ele tem toda razão. Afinal, quando o aluno absorve o conteúdo por meio de metodologias mais leves e divertidas, com toda certeza, a assimilação será muito mais profunda. Nesse sentido, a saída pedagógica é desenvolvida, justamente, com a missão de proporcionar um ensino mais prático e também mais saboroso.

Aqui no Colégio Anglo Morumbi acreditamos que a saída pedagógica, além de proporcionar o conhecimento mais abrangente em relação ao conteúdo, é reconhecida por impactar de forma positiva os alunos nos seguintes aspectos:

  • Empatia;
  • Observação;
  • Quebra de preconceitos;
  • Assimilação mais concreta do mundo;
  • Promove o senso crítico;
  • Aumenta a participação do aluno;
  • União do aprendizado com diversão;
  • Aprendizado interdisciplinar;
  • Autoconhecimento e independência;
  • Melhora as relações sociais.

Para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, acreditamos que toda aprendizagem deve ter sentido e significado e no EFAF – Ensino Fundamental Anos Finais, proporcionamos neste ano para aos alunos dos 6ºs e 7ºs anos uma saída pedagógica para o Sítio do Carroção.

Esses momentos não são apenas passeios movidos à diversão, mas, sim, valiosas oportunidades de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças e os jovens levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos e vivenciem na prática o que aprenderam na escola.

Acompanhados de professores e membros da coordenação, cada grupo, passou 2 dias e 2 noites vivenciando aprendizados significativos nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Essa extensão da sala de aula em diferentes locais e contextos culturais é excelente para estimular ainda mais o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores. As saídas e viagens pedagógicas geram bastantes expectativas nos estudantes e os estimulam a manter um olhar crítico sobre o que se está pesquisando, conhecendo ou apenas evidenciando.

Gabriel Costa é coordenador do Fundamental Anos Finais, de 6º ao 9º ano no Colégio Anglo Morumbi.

@gabrielprevidente

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta