Quando a timidez em excesso pode atrapalhar o desenvolvimento da criança?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

A timidez em excesso atrapalha o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança

Se perceber que seu filho se isola e isto interfere em suas relações sociais ou de aprendizado, impedindo que consiga brincar ou falar com outras crianças, tirar dúvidas na escola ou não conseguir apresentar um trabalho fique alerta! É sinal de que precisa de ajuda pois a timidez está prejudicando o seu rendimento escolar e emocional.

Se por outro lado a criança pequena se esconde para não conversar com uma pessoa estranha e depois se solta quando ganha segurança não é timidez, assim como quando o adolescente não aceita o convite dos amigos para sair porque está lotado de espinhas e se sentido para baixo. É uma fase e não timidez.

A timidez pode ser genética ou resultado de acontecimentos na infância de uma pessoa. Crianças que se sentem rejeitadas tornam- se extremamente inseguras e preferem se isolar ao invés de encarar os obstáculos naturais da vida. Crianças que são superprotegidas também tem dificuldades, já que perdem a capacidade de encarar a frustração tendem a se isolar socialmente para não sofrer decepções e se sentirem fracassadas.

Imagem de karlyukav no Freepik

Pais muito rígidos e exigentes podem contribuir para o desenvolvimento da timidez. O ideal é cuidar do equilíbrio psicológico desde cedo. Os pais devem estar presentes na vida dos filhos elogiando e encorajando a criança a enfrentar o mundo e quando necessário repreendendo a criança se fez algo inadequado sempre com o cuidado de não exagerar para que a criança não se retraia.

Pais exigentes, pais superprotetores e pais perfeccionistas na educação dos filhos acabam criando crianças tímidas que não conseguem estabelecer vínculos afetivos com outras pessoas da forma adequada. Muitas destas crianças tem autoestima rebaixada e muito medo de cometer erros fazendo com que não se coloquem em determinadas situações e se isolem.

Como os pais podem criar situações que ajudem o filho (a) a perder essa timidez?

Estimulando todas as formas de contato social da criança, chamando outras crianças para brincar com o filho, deixando dormir na casa de primos e amiguinhos e nunca mostrando a insegurança que sentem em deixar o filho na escolinha ou na festinha de um amiguinho. Quando a criança percebe que os pais estão angustiados com isso, sofre junto e muitas vezes tendem a se retrair e não querer estabelecer contato com estas outras pessoas, já que percebe que seus pais não estão confiando muito.

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta