Quem estuda não passa no vestibular, quem passa é quem aprende o que estuda!

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Julio Caballa

A metodologia é o que gera consistência e disciplina de longo prazo para trilhar uma longa jornada. Para ser aprovado em um vestibular, é necessário acertar mais questões do que a maioria, é preciso saber mais do que a maioria, é preciso lembrar dos conteúdos estudados ao longo do ano. E para isso, é preciso ter aprendido esses conteúdos.

Por isso, não necessariamente estudar muito faz com que você seja aprovado no vestibular. Para conquistar a aprovação precisa-se aprender o que se estuda. De nada adianta o estudante estudar muito todos os dias, mas depois de 3 semanas não se lembrar de mais nada. Para passar em um vestibular, é necessário aprender aquilo que se está estudando. E pra isso você precisa de um método eficaz!

SIMULADOS

Em um estádio de futebol, existe a arquibancada e os jogadores. Arquibancada não é competidor, não está lutando para ganhar a Copa do Mundo, só está assistindo. Já os jogadores são os que realmente estão lutando pelo troféu da Copa.

Os reais competidores são poucos. Se um aluno não faz simulado ainda não é um competidor. Ao fazer os simulados nos sentimos julgados. Contudo ele é na verdade um grande guia que mostra o que deve ser estudado e como. Não há necessidade de estudar tudo com a mesma intensidade. Deve-se levar em conta o peso da matéria, a complexidade e a recorrência dela.

Simulado não é uma ferramenta emocional de sofrimento, mas sim uma ferramenta analítica de aprendizado. Ele fornece o ERRO. E não há nada melhor para o aprendizado do que o erro.

Não tenha medo do julgamento.  E para se acostumar com o macro julgamento – o vestibular-, submeta-se a micro julgamentos semanalmente – os simulados. Sendo assim, no dia do vestibular, você já estará acostumado ao ambiente de prova, justamente por conta dessas prévias simulações. No que simulados ajudam:

  • diminuem a ansiedade;
  • evitam crises nervosas no dia do vestibular;
  • geram previsibilidade da prova e mostram como está a sua caminhada, apontando inclusive, se algo deve ser mudado.

ANTES

Nunca chegue em um simulado sem um GTP – Gerenciador do Tempo de Provas. E chegue minimamente descansado.

DURANTE

Respeite o seu GTP. Monte a sua estratégia e a siga, sem permitir que a sua mente entre na frequência do caos.

Em um simulado, existem três tipos de questões:

  • as que você sabe e são de rápida resolução;
  • as que você sabe, mas são de resolução demorada;
  • e as que você não sabe.

Por isso, comece pelas questões mais fáceis, que te garantirão pontos. Depois faça as mais demoradas e por fim tente resolver as que você não sabe – ou simplesmente “chute” essas questões.

DEPOIS

The briefing: faça a análise do seu simulado. Leve em consideração o que você errou, quais conteúdos foram errados e o porquê de ter errado – analisando se foi por falta de conteúdo, ou por falta de atenção, ou por falta de tempo.

Julio Caballa é coordenador do Ensino Médio no Colégio Anglo Morumbi

@juliocaballa

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta