Fim de ano é época de matrículas escolares e escolher a escola dos filhos não é nada fácil. Muitos fatores devem ser observados: custo das mensalidades, proximidade de casa, qualidade de ensino e ainda analisar se a personalidade da criança e valores pregados pela família estão de acordo com a filosofia da escola.
O que levar em consideração na hora da busca pela escola ideal?
Alguns fatores devem ser levados em consideração:
- Se a escola tem o perfil certo para acolher as necessidades de seus filhos.
- Se tem um psicopedagogo que acompanhe os alunos, pois é importante haver alguém que possa ver a singularidade do aprendizado das crianças.
- Se a escola tem um espaço físico propício para a brincadeira e para a interação social.
- Verificar qual é o projeto pedagógico e se este está de acordo com o que os pais almejam para a criança.
- Verificar a filosofia da escola, para que a relação entre família e escola seja bem-sucedida, ambas devem partilhar valores e filosofias semelhantes. Não adianta, por exemplo, colocar a criança em um colégio religioso se vocês não são daquela religião.
Como avaliar conteúdo e projeto pedagógico?
Converse com o diretor ou coordenador, peça explicações claras sobre a metodologia de ensino, o uso de materiais pedagógicos e até mesmo o calendário escolar. Pergunte como a escola avalia o aluno? Se a participação em sala de aula conta? Como funciona a lição de casa? Como são realizados os trabalhos individuais ou em grupo? Verifique também se a escola oferece reforço para os alunos que não estejam conseguindo acompanhar no mesmo ritmo da classe.
Quais itens de estrutura e segurança devem ser checados?
A escola tem de garantir um bom esquema de vigilância, para que os pais fiquem sossegados e os alunos, seguros. Então pergunte como é feita a segurança da escola? Quem pode entrar? Se verificam com quem o aluno pode sair?
Currículo dos professores é importante? Por quê?
Para os alunos de Ensino Fundamental I verificar se todos os professores são graduados em pedagogia. E para alunos do Ensino Fundamental II, a partir do 6º ano verificar se todos os professores têm formação específica, ou seja, são formados na matéria em que dão aula. Isso é muito importante, para o bom desenvolvimento do currículo escolar. A escola que investe em cursos extras e maior capacitação para os professores com certeza mostrará um melhor ensino.
Que cursos extras são mais relevantes?
Muitas escolas hoje oferecem aulas extras de esportes, de música e de idiomas e isso facilita muito a vida dos pais. O que devem verificar é se as atividades oferecidas pela escola são as que a criança quer fazer e gosta.
Quais são os cuidados ao escolher serviços como o período integral?
Verificar quais as atividades oferecidas para o período integral e verificar se a criança tem tempo para fazer a lição de casa, para brincar e para descansar, todos os dias. Lembrar que escola integral não é só um lugar para guardar a criança enquanto os pais trabalham e que deve ser um local de aprendizado e também prazeroso para que a criança passe o dia.
Cynthia Wood Passianotto é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!