O ensino bilíngue é o início da formação de um futuro jovem que poderá desbravar o mundo

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Thelma Gonçalves Braga Gouvea

O aprendizado de conteúdos em inglês, na infância, amplia o repertório cultural e linguístico e apoia o desenvolvimento de alunos para o mundo globalizado.

O domínio da Língua Inglesa tornou-se fundamental para se relacionar com o mundo na era da globalização e da hiperconectividade no mundo BANI (sigla para brittle, anxious, nonlinear, incomprehensible ou “frágil, ansioso, não linear e incompreensível”, em tradução livre). Nesse contexto, a escola, que tem a missão de preparar e desenvolver os jovens para essa nova realidade, deve apoiar uma jornada de aprendizagem bilíngue de seus alunos desde a primeira infância.

Estudos neurocientíficos mostram as vantagens do ensino bilíngue, ao apontar para a existência de períodos sensíveis de aprendizagens que funcionam como janelas de oportunidades que favorecem o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, a exposição constante a estímulos, em diferentes línguas, permite treinar diferentes habilidades dos sentidos, como compreensão auditiva e oralidade, contribuindo, assim, para a construção de um vasto repertório linguístico.

Foi, com base nessa realidade, que o Colégio Anglo Morumbi, referência em Educação Básica no Brasil, iniciou, este ano, uma parceria com a Cultura Inglesa, eleita a melhor escola de idiomas pelo Datafolha, para oferecer aos seus alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais o ensino em inglês. Com a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa, os alunos do colégio realizam uma imersão cultural e linguística que promovem aprendizagens, por meio das sequências didáticas e por interações entre colegas.

Os estudantes acompanham aulas em inglês com conteúdos que permeiam as diferentes áreas do conhecimento, promovendo um aprendizado integrado de língua e de conteúdo. Além disso, eles são expostos ao idioma, todos os dias, por meio de atividades lúdicas variadas, como contação de histórias, músicas, jogos colaborativos, entre outras. O processo de aprendizagem ainda se estende para a Plataforma de Experiência Gamificada, a qual disponibiliza atividades digitais para retomar e consolidar os conteúdos trabalhados em sala de aula.

A variedade de atividades e recursos presentes na Plataforma Bilíngue, que integra o aprendizado da língua a vivências culturais, ainda contorna um dos grandes desafios no Ensino Infantil, que é prender a atenção dos alunos e engajá-los em sua jornada de aprendizagem. Para apoiar esse processo de ensino, os professores do Colégio Anglo Morumbi são capacitados dentro de um cronograma que inclui a realização de reuniões e workshops, observações de aula, além da formação continuada por meio de cursos de extensão em parceria com a Faculdade Cultura Inglesa.

É assim, aliando essência, tecnologia e cultura, que o colégio prepara os jovens, desde cedo, para encarar os desafios desse novo mundo e avançar, sem obstáculos, o longo percurso de formação educacional.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Thelma Gonçalves Braga Gouvea é Assessora Educacional da Cultura Inglesa

@thelma.braga.gouvea

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta