Madeira é eleita melhor destino insular do mundo

TRIPDICAS AB DOLCE

Oferecimento 

A ilha é um dos tesouros de Portugal. Veja alguns motivos para visitar esse destino campeão

Acaba de ser anunciada a lista de vencedores como melhor destino insular do mundo pelo Word Travel Awards, o Oscar do Turismo. Pelo oitavo ano consecutivo a Ilha da Madeira ficou com o primeiro lugar. O destino bateu lugar como Bora Bora, Creta, Maiorca, Maldivas, entre outras.

Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira, uma região autônoma de Portugal voltada para a costa noroeste da África. O local se destaca pela beleza natural, hospitalidade do povo e excelência na oferta de serviços.

Hoje te damos dez motivos para conhecer esse lugar espetacular.

Levadas: o caminhar de sensações

Levadas são canais de irrigação encontrados em Madeira e na Ilha de La Palma, nas Canárias. Sua origem vem da necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas a norte para o lado sul da ilha. Elas. Começaram a ser construídas no século XVI, sendo que as mais recentes datam de 1940, fornecendo água para centrais hidrelétricas e também para fins de irrigação. Sua extensão é de 3.000 quilômetros e pode-se percorrê-las a pé. Você verá paisagem de tirar o fôlego e caminhará com diferentes sensações.

Uma história única

Descoberta oficialmente pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e Joao Gonçalves Zarco em 1419, a Madeira tem esse nome devido à abundância desta matéria-prima no local. O rei d. Joao I sabendo da importância estratégica da ilha deu início ao povoamento do local em 1425. Com o início de povoados houve a introdução de algumas culturas agrícolas como a cana-de-açúcar, o que levou a prosperidade econômica ao destino. Assim, Funchal tornou-se ponto obrigatório de escala de rotas comerciais europeias. Os séculos XVII e XVIII foram importantes para o aparecimento da cultura do vinho. O turismo aflorou nos séculos XIX e XX e colocou a ilha da Madeira no roteiro de muitos viajantes, fato encontrado até os dias atuais.

Uma paleta de sabores

Quando o assunto é gastronomia, Madeira se destaca pela vasta escolha de produtos naturais, de grande qualidade, permitindo a elaboração de um menu variado de especialidades que vão desde a cozinha regional até a cozinha internacional. Os pratos de mariscos e peixes frescos são incríveis, além dos camarões, lulas e polvos sempre presentes na culinária local. Não se surpreenda se encontrar diversidade de frutas, pois por lá há muitas frutas como manga, banana, pera, abacate, entre outras. O doce mais típico da região é o Bolo-de-Mel, confeccionado com ingredientes ricos, como especiarias variadas, frutas secas e mel de cana-de-açúcar. E ainda temos o vinho! Ele pode ser tomado como aperitivo ou no final das refeições. São mais de 30 adegas de vinho, sendo as mais nobre o Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia.

Eventos Inesquecíveis

A Madeira tem uma vasta lista de eventos, seja regional, nacional ou internacional. Os eventos do Calendário de Animação Turística são iniciativas da responsabilidade da Secretaria Regional do Turismo e Cultural e alguns deles são: Festa de Carnaval, Festa da Flor, Festival do Atlântico, Festa do Vinho, Festival de Colombo, Festival da Natureza, Festas de Final de Ano, entre outros.

Floresta da Laurissilva – Patrimônio da Humanidade

Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta úmida subtropical, composta em sua maioria por arvores da família das lauráceas e endêmica da Macaronésia, região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canarias e Cabo Verde. Possui maior expressão nas zonas altas do norte da ilha da Madeira, onde se encontra a sua maior e mais bem conservada parte, tendo sido considerada, em 1999, pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, ocupando uma área de cerca de 15.000 hectares. Em consequência das alterações climáticas determinadas pela formação do Mediterrâneo essa floresta acabou por ter como último refúgio as regiões insulares, onde, devido à menor flutuação climática proporcionada pelo efeito amenizador do Oceano Atlântico, conseguir sobreviver e até prosperar. A melhor forma de conhecer essa herança ambiental é caminhando nas veredas que cruzam a floresta e que permite contato direto com as espécies da flora e fauna da Madeira.

Praia do Porto Santo – 7 Maravilhas das Praias de Portugal

Areia fina em 9 quilômetros de praia é o que você irá encontrar por aqui. Com suas águas cálidas e cristalinas, de um azul-turquesa irreproduzível, esta praia constitui um legado único no país, tendo sido eleita a “Melhor Praia de Dunas” no âmbito do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. É um lugar de descanso rodeado de bem-estar, tirando partido de uma praia perfeita, com som das ondas fazendo o ambiente perfeito para abandonar o stress.

Praça do Mar – Estátua de Cristiano Ronaldo

Natural da ilha da Madeira, Cristiano Ronaldo descerrou uma estátua em sua homenagem na Praça do Mar, no Funchal. O jogador também recebeu o Cordão Autonômico de Distinção, a mais alta condecoração atribuída pelo Governo Regional. O trabalho da estátua foi realizado pelo escultor madeirense Ricardo Veloza. Visitando a ilha você poderá conhecer essa estátua e pode aproveitar para visitar o Museu CR7.

Fogo-de-Artificio: um dos maiores espetáculos pirotécnicos do mundo

Durante todo o ano os visitantes reúnem-se à Madeira devido ao seu clima ameno de inverno e de verão, mas, no final de cada ano, isso se deve ao já famoso e espetacular fogo-de-artifício, classificado como o “Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo” na passagem de ano de 2006 para 2007. Pela sua magnitude, as Festas de Fim-de-Ano constituem o maior cartaz turístico da Região. O “réveillon” concentra-se na cidade do Funchal, e utiliza a Baía do Funchal como anfiteatro deste espetáculo de luz e de cor cujos principais artistas são os ruidosos e coloridos foguetes que tornam esta numa noite mágica.

Hotelaria da Madeira – A qualidade reconhecida

Por falar em CR7, o jogador tem uma parceria com a rede Pestana que dá nome ao local: Pestana CR7 Funchal. A oferta de alojamento na Madeira é vasta e de grande qualidade. As opções vão desde o requinte da centenária hotelaria tradicional, passando pela modernidade dos hotéis de várias categorias, pela simpática hospitalidade das casas de turismo rural, que permitem um contato estreito com a natureza, até às tradicionais quintas madeirenses, que apresentam uma rica herança cultural.

Cenários Fantásticos

O clima ameno da Madeira permite a prática de todo o tipo de atividades desportivas e de lazer, ao ar livre, em qualquer época do ano. As escolhas são variadas e passam pelas modalidades náuticas, terrestres e aéreas, dentro de um leque que vai das atividades mais relaxantes até aos desportos tradicionais e outros mais radicais. Não importa se você ama o mar, areia ou floresta, a ilha da Madeira te dá o cenário ideal para as suas férias.

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta