Festa da firma: o que fazer e o que não fazer?

Confraternizações de final de ano podem ser uma ótima oportunidade para aparecer bem na fita, mas alguns erros podem causar até demissão

Está aberta a temporada das festas de final de ano por todo o Brasil. As empresas poderão finalmente reunir os colaboradores fisicamente, após o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19: um momento muito esperado por empregados em home office que não se conhecem presencialmente ainda, para fazer networking, ou apenas celebrar as conquistas de um ano de trabalho duro. Mas, em alguns casos, segundo o professor do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Jair Rotinni, o clima de festa pode se transformar em tragédia em alguns casos.

“Reunir os colaboradores pode ser uma grande oportunidade de integração entre as equipes, estreitar laços e gerar networking entre times. Mas alguns comportamentos durante a confraternização podem soar negativos entre colegas e chefias, causando prejuízos à imagem do funcionário, e até mesmo gerar uma demissão em casos extremos”, afirma o especialista.

A seguir, o professor universitário lista comportamentos proibidos na festa da firma.

Imagem de Freepik

NÃO COMA NEM BEBA DEMAIS

Certamente a sua empresa contratou um serviço de buffet suficiente para servir bem a todos os colaboradores, então não é preciso comer e beber como se não houvesse amanhã. Se a comida estiver saborosa, sirva-se bem e vale até repetir, mas não monte um prato com itens em excesso.

Da mesma forma, evite as bebidas alcóolicas em excesso, e muito menos misturar bebidas diferentes. O álcool costuma liberar comportamentos e discursos que não teríamos se estivéssemos sóbrios, levando-nos a fazer comentários a chefes e colegas que podem soar mal.

NÃO FALE DEMAIS, NEM DE MENOS

Este é um momento de interação, sobretudo com times e colegas com quem você não teve contato no decorrer do ano, ou que ainda não conhece. Seja sociável e converse com todos, mas tenha bom-senso: não force intimidade com quem não tem, mas também não fique pelos cantos em rodinhas com os colegas mais chegados.

NÃO FALE SÓ DE TRABALHO

O networking dessa oportunidade, quem sabe, pode render até uma promoção ou abrir novas oportunidades em setores da empresa. Mas é muito chato estar em um ambiente descontraído ao lado de uma pessoa que só fala de trabalho. Aproveite o momento para falar sobre seus hobbies, gostos pessoais ou para mostrar fotos dos seus pets e filhos. Esses pontos em comum podem ser a ponte para amizades, afinidades e laços mais fortes.

ATENÇÃO À ROUPA QUE VESTIR

A festa da empresa é uma oportunidade de descontração, mas isso não quer dizer que os colaboradores devem ir vestidos como se fossem para a balada. Roupas curtas no caso das mulheres; ou camisas abertas ou regatas no caso dos homens, devem ser evitados. Não vá vestido de social como se fosse para uma reunião, mas também não se vista como em uma festa de familiar ou de amigos.

NÃO RECLAME OU FAÇA FOFOCAS

Este não é o momento para falar mal do colega, comentar da roupa alheia, ou reclamar para o chefe sobre as horas extras ou o aumento de salário que não veio. Deixe para ter esse papo em janeiro, no escritório, depois das férias coletivas — o pedido formal certamente vai ter mais sucesso.

ACEITE O PRESENTE DE AMIGO SECRETO

O seu amigo secreto teve cuidado ao escolher o seu presente. Mesmo que você não goste do que ganhou, agradeça gentilmente. O máximo que pode acontecer é você ser obrigado a trocar o presente por outra coisa. Da mesma forma, tenha carinho e atenção ao comprar o presente do seu amigo. Gentileza nunca é demais.

TENHA BOM SENSO

Chegue na hora marcada na festa, e não seja o último a sair, afinal de contas, no dia seguinte tem expediente. Não pega bem ajudar o DJ a desmontar o equipamento de som, tampouco ser o primeiro a abrir o salão. Outro lembrete importante é dançar de forma natural, evitando passos sensuais e subir na mesa para dançar está terminantemente proibido.

NÃO PAQUERE NA FESTA DA FIRMA!

Mesmo que a sua empresa veja com bons olhos o relacionamento entre funcionários, alguns colegas seus podem não gostar da ideia. Evite as paqueras na festa, e deixe o “date” para outro ambiente. Cantadas também soam muito mal.

CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

Fique atento aos posts em suas redes sociais durante e depois da festa. Uma foto, stories ou legenda mal pensada podem acabar até em demissão. Além disso, antes de publicar qualquer coisa, peça permissão ao seu colega para marcá-lo no conteúdo.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

Colaboração da Pauta:

Ideal
a Hill+Knowlton company

Vagner Lima | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta