Como ensinar solidariedade para as crianças neste Natal?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Independentemente de crenças individuais, uma coisa é inegável: o espírito natalino é contagiante e a maioria das crianças adora essa época. As festas, a comida e os presentes são uma garantia de diversão e ansiedade que, muitas vezes, dura o mês inteiro! Em meio a tanta expectativa, temos uma boa oportunidade de desenvolver o conceito de que é tão importante dar quanto receber. Você pode ensinar a seus filhos sobre o valor da bondade para com os outros e da solidariedade.

Tente um ou mais destes como uma forma de dar exemplos para a temporada.

Doe brinquedos:

Explique que existem muitas crianças que não vão receber presentes no Natal porque seus pais não têm condições para comprar e que elas ficam tristes com isso.

Então, conte que quem tem mais brinquedos, principalmente que não estão sendo usados, podem dividir com essas crianças para que elas também possam ficar felizes.

Faça uma limpa no seu guarda-roupas:

Com o auxílio da criança, separe roupas, sapatos, agasalhos e outros itens que você não usa mais. Além de se sentir prestativo, ele aprenderá por meio do exemplo que doar faz bem. Assim que terminarem, você pode propor a ele fazer o mesmo com seus itens de vestuário.

Apadrinhe uma criança no Natal:

Várias instituições como escolas e creches têm o programa de apadrinhamento de crianças no Natal. A ideia é dar não somente um presente, como também um kit completo com roupa, sapatinho, itens de higiene pessoal e outras coisas. Varia de acordo com o que a instituição listou. Você e seu filho pode juntos montar este kit de Natal para esta criança.

Isso fará com que o pequeno se coloque no lugar do outro e ainda pode ter a sua autoestima elevada ao saber que está fazendo algo de bom para outra pessoa.

Visite crianças em situação de vulnerabilidade social:

Na hora de doar os brinquedos e roupas usados, que tal visitar o orfanato, hospital ou entidade a qual eles serão destinados? Dessa maneira, fica muito mais fácil para seu filho perceber, de maneira direta, quão bem recebidos foram os seus presentes e quanta diferença ele fez no Natal daquelas crianças.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para incentivar a socialização das crianças. Passar um tempo em companhia de novos amiguinhos é muito divertido e saudável para todos os envolvidos!

Essa será, sem dúvidas, uma lembrança muito marcante na vida do seu filho, e pode se tornar uma tradição em sua família.

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta