“A palavra experiência contém inseparavelmente a dimensão de travessia e perigo” (Larrosa)

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Júlio Caballa

Se existe alguma coisa nesta vida que te remete ao medo, respeita! Mas não permita que o medo determine seus passos, senão você ficará eternamente com medo.

Seja honesto com a vida que você está escrevendo. Seja honesto com aquilo que você sente. Seja honesto com aquilo que verdadeiramente merece seu empenho. Seja honesto com aquilo que verdadeiramente merece sua atenção.

Atividade de Encontre a sua voz, programa socioemocional do Ensino Médio
Clube de debates do Ensino Médio

Mudar é difícil! Mudar hábitos, mudar relações, mudar propostas… não mudar é fatal! Então, estude, pratique esportes, medite, tenha consciência daquilo que te faz feliz, teste-se, mude… reinvente-se! Quem não se reinventa na amizade, no emprego, no namoro, no casamento, nos estudos, esgota todas as possibilidades de mudanças.

Se percebemos o quanto a vida é breve, curta, frágil e que vai acabar em breve, temos que nos questionar como vivemos o nosso presente. Diante da brevidade da existência, será que estamos priorizando as coisas certas? Vale a pena se agarrar àquilo que não leva a nada, sustentar pequenas brigas, deixar de investir tempo com quem amamos, ser tão ambicioso ao ponto de perder a própria alma?

Atividade de Encontre a sua voz, programa socioemocional do Ensino Médio

O humano com consciência está se esculpindo como sua grande obra. Sim, este é o momento bom para pensar nisso – é hora de fazer a reflexão do quanto eu quero me aprofundar em minhas prioridades. Insista naquilo que é importante na sua vida. Muitas vezes a recompensa por essa escolha é a vida que vale a pena ser vivida.

Afinal, ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível. Um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque, simplesmente, aquilo já não se encaixa mais na nossa vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era e se transforme em quem é. 

Boas festas!

Estudos avançados de história

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Júlio Caballa é coordenador do Ensino Médio no colégio Anglo Morumbi

@juliocaballa

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta