Orientação profissional é alternativa para recolocação no mercado de trabalho

Corporate

Profissional elenca os principais motivos para considerar apoio de um mentor para alavancar carreira

Apoio de um profissional especializado pode auxiliar na recolocação no mercado
Imagem por pch.vector em Freepik

O mercado de trabalho e os índices de contratação esquentam no primeiro trimestre e muitas pessoas buscam por novas vagas de emprego no início do ano. Especialistas acreditam que o apoio de uma mentoria pode ser o caminho para conquistar espaço em empresas mais rapidamente ou alavancar a carreira.

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Eduardo Pedroso, os benefícios do acompanhamento por um profissional especializado estão no enfoque individual e na solução de problemas específicos de cada busca por oportunidades. “Ouvir um especialista experiente pode deixar a percepção panorâmica do futuro mais objetiva”, reflete o docente.

O especialista destaca três vantagens em recorrer ao serviço:

PRODUTIVIDADE

O profissional de mentoria estuda e apresenta orientações para que seus clientes consigam trabalhar de forma estratégica e alcancem resultados com pouco desgaste emocional. “O intuito é o de analisar a melhor maneira para organizar e conciliar as demandas diárias de cada um”, explica o professor. “Quando o mentorado aprende a lidar com suas tarefas de forma prática, consegue obter melhores resultados”, completa.

QUALIDADE DE VIDA

Em uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria McKinsey, os brasileiros estão entre os trabalhadores mais desmotivados do mundo. O estudo entrevistou 170 mil funcionários de 100 países diferentes. “O desafio do tutor é estabelecer propósitos profissionais objetivos para que o indivíduo consiga trabalhar seu senso de crescimento e de responsabilidade e, assim, aumentar sua satisfação com o momento presente”, afirma.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Um dos intuitos da mentoria é desenvolver as habilidades profissionais por meio da inteligência emocional. “O acompanhamento contempla todas as esferas da vida do interessado, para que seja possível lidar com diferentes equipes e demandas”, explica. “O planejamento facilita o equilíbrio entre o universo dentro e fora do ambiente laboral”, completa.

COMO ENCONTRAR

Algumas entidades são especializadas em oferecer o serviço de orientação profissional para empresas de diferentes portes, porém é possível encontrar especialistas independentes e com experiências em diferentes áreas específicas de negócios. O indicado é analisar a atuação do mentor e avaliar seu histórico, além de optar por alguém com conhecimentos que possam beneficiar a carreira. “É recomendado pesquisar sobre a reputação e a qualificação para escolher uma pessoa com sucesso e boa visão de mercado”, completa.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

 

Colaboração da pauta:

Ideal
a Hill+Knowlton company

Pierre Cruz | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Ponte do Morumbi, Rio Pinheiros, São Paulo
Imagem por NunysBR, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta