Atendimento humanizado auxilia crianças a vencerem o medo de consultas médicas

Pediatra lança livro sobre o tema e explica como é possível conquistar a confiança dos pequenos no consultório

Pediatra Kesianne Marinho lança livro infantil para crianças que têm medo de ir à consulta médica
Crédito: Arquivo Kesianne Marinho

Passar por uma consulta médica é uma tarefa simples e corriqueira para a maioria das pessoas. Mas, para alguns, comparecer a um consultório pode ser um grande desafio. O medo de ir ao médico tem nome: latrofobia ou iatrofobia, um distúrbio que é popularmente conhecido como a “síndrome do jaleco branco”, que acomete tanto adultos quanto crianças. Para quem sofre com isso, a ida ao consultório costuma vir acompanhada por aceleração dos batimentos cardíacos, suor, náusea, ansiedade e até choro. Em alguns casos, até os níveis de pressão arterial sofrem alteração e podem causar problemas cardiovasculares a longo prazo, como aponta um estudo da Penn Medicine – clínica de pesquisas da Universidade da Pensilvânia. Essas alterações de pressão já foram, inclusive, identificadas entre as crianças, conforme artigo publicado pela National Library of Medicine. É neste contexto, e para amenizar os traumas entre os pequenos, que a pediatra Kesianne Marinho está lançando o livro infantil “A médica e eu”. 

No caso das crianças, o medo de ir ao médico pode estar associado a algum evento traumático, como uma internação ou algum exame invasivo realizado em algum momento na infância. “É importante tentar descobrir o motivo que deixa a criança com medo para buscar formas de trabalhá-lo, pois o imaginário dela pode criar situações que não aconteceram e nem vão acontecer. A criança precisa de previsibilidade para ficar tranquila, por isso, deixá-la tocar os equipamentos médicos do consultório e explicar tudo o que será – e o que não será – feito é fundamental para conquistar sua confiança e colaboração”, explica a Dra. Kesianne Marinho, pediatra e mãe.

Após presenciar inúmeras situações de medo de seus pacientes no consultório e ter que lidar com o medo da própria filha ao passar por consultas, a pediatra buscou opções de livros infantil sobre o tema para ler para a filha e seus pacientes. Mas, para sua surpresa, não encontrou nada sobre o assunto. “Sabendo que um livro infantil poderia ser muito útil para mim mesma, como mãe e profissional, para outras mães e para demais profissionais da saúde, decidi escrevê-lo”, conta a Dra. Kesianne.

Uma obra para encorajar crianças, apoiar mães e facilitar as consultas

Contado do ponto de vista da criança, o livro “A médica e eu” trata a relação médico–paciente através da história de um menino que relata suas idas ao pediatra desde bebê, mas que, com o passar do tempo, ficou com medo das consultas. 

Com ilustrações de Ana Paula Azevedo, a obra aborda, de forma lúdica, a importância de acolher com respeito e paciência os medos da criança e como, através de práticas humanizadas e gentileza, os profissionais da saúde podem conduzir as consultas e conquistar a colaboração desses pacientes ao longo dos atendimentos. “Espero que este livro possa encorajar as crianças, que são os protagonistas das consultas pediátricas, auxiliar as mães que passam por esse tipo de dificuldade com seus filhos e apoiar os profissionais da saúde para que consigam realizar seu trabalho de forma mais tranquila”, acrescenta a pediatra e autora.

Pediatra Kesianne Marinho lança livro infantil para crianças que têm medo de ir à consulta médica
Crédito: Arquivo Kesianne Marinho

O livro “A médica e eu” já está disponível para compra no site da Much Editora através do link: 

https://mucheditora.com/products/a-medica-e-eu-uma-historia-de-apoio-a-criancas-com-medo-das-consultas 

A Dra. Kesianne Marinho é médica pediatra formada e com residência pela UNICAMP. Sua atuação profissional é reconhecida pelo atendimento acolhedor e humanizado, com um olhar não apenas voltado à saúde, mas também ao bem-estar da criança e da família. Como mãe de uma criança que tinha medo de consultas médicas, buscou soluções para ajudar sua filha e decidiu escrever a obra “A Médica e eu”, para mostrar às crianças que é possível vencer esses desafios e que os pais e os profissionais podem conquistar, com calma e gentileza, a colaboração dos pequenos.

@nossa.pediatra

Colaboração da pauta:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Ponte do Morumbi, Rio Pinheiros, São Paulo
Imagem por NunysBR, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta