Respiração bucal – Você respira pela boca?

Oferecimento 

Anglo Morumbi

A respiração bucal leva a uma modificação dos mecanismos pulmonares de absorção de gases que podem comprometer as trocas gasosas

Por Dra. Jecilene Rosana Costa Frutuoso

Alunos da Educação Infantil conversando sobre higiene com as líderes do ambulatório

Quando estamos resfriados e o nariz fica congestionado por secreção, nossa única solução é abrir a boca para o ar entrar. Torna-se cansativo, dormir e acordar, por um ou dois dias, com uma obstrução nasal, né? Então, imagine manter esta respiração pela boca por 24h por toda uma vida.

A respiração é realizada normalmente por via nasal, permitindo que o ar inspirado, ao passar pelo nariz, seja purificado, filtrado, aquecido e umidificado no trajeto até os pulmões. A respiração pelo nariz protege as vias aéreas superiores e permite o correto desenvolvimento do sistema craniofacial e de todo o corpo.

Com a obstrução nasal, a respiração fica comprometida levando a pessoa a respirar pela boca. A respiração bucal (RB) está presente quando o indivíduo respira pela boca total ou parcialmente por um período superior a seis meses. Quando isso ocorre, a pessoa priva-se de todas as vantagens que a respiração nasal pode proporcionar.

Entre as principais causas da obstrução nasal, temos: rinite alérgica, hipertrofia das amigdalas, hipertrofias das adenoides e pólipos nasais. Como consequências da respiração oral, são observadas alterações no crescimento crânio-oro-facial, no sistema auditivo, olfativo, na fala, no comportamento, na postura corporal e na qualidade do sono.

A respiração bucal não promove um preparo adequado do ar inspirado, levando a uma modificação dos mecanismos pulmonares de absorção de gases que podem comprometer as trocas gasosas. Se o ar não tem boa qualidade, a repercussão no organismo não será das melhores e pode afetar no crescimento da altura e ganho de peso.

Alunos dos 5ºs anos, do EFAI, no laboratório de ciências
Teatro da equipe de educação física e saúde para os alunos do Infantil - hidratação

As crianças que respiram pela boca geralmente têm sono agitado, de má qualidade e com pesadelos frequentes, o que leva à sonolência diurna, cansaço, ansiedade, desânimo, falta de concentração e atenção e até a diminuição do rendimento escolar. Outras crianças, para se manterem acordadas ao longo do dia, podem ter comportamento agitado e hiperativo. Por isso, que os professores devem prestar atenção às crianças em sala de aula.

Para respirar pela boca, a tendência é colocar a cabeça para frente e para baixo, que leva a alterações de postura de todo o corpo, puxa os ombros para frente e para baixo, comprimindo o tórax, por sua vez, a coluna poderá apresentar alterações de curvaturas aumentadas (hipercifose dorsal e hiperlordose lombar), além de alterações de todo membro inferior. Ou seja, muitas alterações posturais que podem levar ao desconforto e dor durante o desenvolvimento corporal.

Os pais e professores podem estar atentos se as crianças ficam de boca aberta por longos períodos. As inúmeras alterações encontradas na criança respiradora bucal podem ser minimizadas com uma equipe multidisciplinar, composta por otorrinolaringologista, ortodontista, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta especializado.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Dra. Jecilene Rosana Costa Frutuoso é fisioterapeuta (CREFITO-3:26.070-F) e Mestre e Doutora pela Unifesp

@dra.jecilenecosta

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta