Colégio Franciscano Pio XII promove troca de livros e uniformes na volta às aulas

Os projetos “Bibliotroca” e “Uniformetroca” permitem aos pais economizarem na compra da lista de material escolar

Entre impostos, férias e despesas que se acumulam com as comemorações de fim de ano, a lista de material escolar e o uniforme são itens que fazem bastante diferença no orçamento. Para economizar, os pais têm buscado alternativas que vão além da pesquisa de preço.

No Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, um grupo de mães voluntárias apresentou à diretoria a proposta do projeto “Bibliotroca”. O Colégio abraçou a ideia e há 18 anos pais e alunos podem efetuar a troca de livros – paradidáticos e didáticos, não consumíveis, de categorias diversas – por intermédio da “Bibliotroca”. A regra é simples e não há burocracia: o aluno que entregar livros utilizados no ano anterior que ainda estejam na lista de material atual pode retirar outro livro durante todo o ano letivo.

Há dez anos, o projeto foi ampliado para os uniformes com as mesmas regras usadas para os livros, o que proporciona ainda mais economia às famílias. “As crianças crescem e os uniformes acabam ficando pequenos, mas, muitas vezes, ainda estão em perfeitas condições de uso. Então, fazemos uma avaliação e os aprovados são disponibilizados para a uniformetroca”, explica Mary Elizabeth Azevedo, coordenadora da “Bibliotroca” há 14 anos e mãe de uma aluna e de dois ex-alunos do Pio XII.

Em 2023, as mães voluntárias do projeto se revezam ao atender às famílias para a troca de livros e uniformes desde o dia 26 de janeiro. O atendimento se estende à primeira semana de aula do Colégio, com início em 30/01.

Imagens cedida pelo Colégio Franciscano Pio XII | Divulgação

Desde que se tornou adepta da Bibliotroca, Mary conta que economizou bastante e vê o projeto como definitivo: “É bom para os alunos e para os pais. A adesão é muito grande, com a participação, inclusive, de pessoas que desejam apenas doar o material para que seja repassado. Funciona bem para todo mundo”, afirma. “Adquirimos um livro didático ou paradidático para nossos filhos para um determinado propósito: a educação deles. Passado o ano letivo, esse livro pode ser disponibilizado para outra família, o que é muito melhor do que mantê-lo esquecido numa prateleira ou, pior ainda, jogá-lo no lixo”, comenta a coordenadora.

As mães voluntárias do projeto “Bibliotroca” também reforçam a orientação a alunos, pais e professores sobre a importância de cuidar do livro, o significado da troca e os cuidados que se deve ter para conservá-los. Ainda assim, ao chegar à “Bibliotroca”, todos os títulos passam por uma avaliação. “Os próprios professores propõem atividades a lápis e ressaltam a importância de os estudantes cuidarem bem dos livros para que seja possível reutilizá-los”, diz Mary. Para o aluno que efetua a doação e não tem interesse em nenhum outro para retirar, a “Bibliotroca” oferece créditos com prazo indeterminado para que ele possa adquiri-lo em outra data.

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

Colaboração da pauta:

COMMUNICA BRASIL

Marcela Martinez | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta