Você sabe por que é muito importante que a criança brinque?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação

O brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação. Ao brincar as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potencializa o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras. Os jogos das criança não são apenas recordações do que veem os adultos fazerem. Elas nunca reproduzem de forma absolutamente igual ao que acontece na realidade. O que acontece é uma transformação criadora do que perceberam para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.  

Brincando sozinha a criança aprende. Um boneco pode ser um bom companheiro e aliado; uma bola, um promotor do desenvolvimento motor; um quebra-cabeça, estimula o desenvolvimento cognitivo; etc. Assim sendo, o brinquedo é o elo de ligação entre a criança e o mundo, através dele a criança comunica as suas emoções, pensamentos e conflitos. Com o brinquedo a criança aprende, imagina, cria, comunica, ou seja, possibilita novas formas de ser e de estar.

Imagem de Freepik

Brincar com outra criança também é muito importante para que a criança aprenda a dividir objetos, a compartilhar sentimentos, trabalhar em equipe, lidar com as frustrações, saber ganhar e também perder. Isso é de extrema importância para que se torne um adulto flexível e que seja empático com as pessoas, sabendo expor e ouvir opiniões e receber e dar afeto.

Quando a criança brinca com os pais os laços afetivos são estreitados. A criança se sente amada e respeitada, vê que tem a atenção dos pais e o brinquedo traduz a vida real dos pais para a “realidade infantil”, e através destas brincadeiras a criança imita e aprende a viver!

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta