Depressão pós-férias: volta ao trabalho pode provocar sensação de tristeza profunda

Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera faz orientações para manter a saúde mental no retorno às atividades do serviço

Diversão não precisa terminar com o fim das férias
Imagem de awesomecontent no Freepik

Voltar à rotina de trabalho após o período de férias pode ser um desafio para algumas pessoas. A sensação de angústia e tristeza nas vésperas de uma segunda-feira, mesmo após dias de folga e relaxamento, é considerada normal por especialistas. O quadro se torna preocupante quando o indivíduo enfrenta estados de melancolia profundos e constantes — nesses casos, a situação é classificada como depressão pós-férias e é necessária a intervenção de um profissional.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Daniele Eloise Kobayashi, o caso pode ser identificado por meio de sintomas como a falta de concentração, mau humor e insônia recorrentes. “Geralmente, o gatilho desses sinais acontece após uma fase de emoções intensas, com liberação de hormônios do estresse após episódios importantes, como o das férias, por exemplo”, afirma.

Em um levantamento apresentado em 2020 pela Associação Internacional de Gestão do Estresse (Isma), 23% dos brasileiros sofrem com a depressão pós-férias. O trabalhador nessa condição pode encontrar problemas em tarefas simples do dia a dia, como tomar banho, cuidar da aparência ou da casa e até em se levantar da cama. Essa situação pode perdurar por mais de três semanas, caso não haja acompanhamento de um psicólogo.

A docente da Anhanguera destaca dicas para prevenir a depressão pós-férias na volta ao trabalho:

Conclusão de tarefas. Antes de tirar os dias de descanso, é necessário criar uma lista de atividades que precisam ser finalizadas antes do período de férias. Dessa forma, o servidor não terá trabalho acumulado no retorno ao expediente.

Organização do primeiro dia. É importante separar a primeira manhã da volta ao serviço para planejar as ações que serão realizadas no novo ciclo. Bloquear o calendário pessoal do profissional é necessário para que seja possível desenvolver uma visão crítica do que precisa ser priorizado ou não.

Compartilhar experiências. Um momento de café com os colegas para contar como foram as férias é interessante e traz benefícios para a saúde mental no ambiente de trabalho, principalmente quando é preciso equilibrar o possível estresse do volume de demandas criadas com a ausência do funcionário.

Retorno de viagens. Não é recomendado voltar de viagem um dia antes de acabarem as férias. A organização pessoal também é necessária nesse período e separar dois dias para realizar as obrigações da casa, antes do recomeço na rotina de trabalho, aumenta a sensação de relaxamento.

Novos hábitos. Algumas atividades típicas das férias, como trilhas na natureza e idas a restaurantes, podem ser adotadas ou adaptadas a uma semana comum. Manter a vida social com amigos e familiares, dias de massagem, visitas a parques e museus ou até atividades dentro de casa podem tornar a rotina mais movimentada e saudável.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

 

Colaboração da pauta:

Ideal
a Hill+Knowlton company

Pierre Cruz | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta